segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Visita Técnica análise do movimento


Visita técnica para análise do movimento foi em um estúdio de Pilates no dia 24/10/2017, eu assisti a aula da professora Gisele e consegui observar os movimentos dos alunos, O Método Pilates foi criado por Joseph Pilates no período da primeira Guerra mundial para exercitar pacientes reumáticos, com o Pilates você pode desenvolver um corpo uniforme, corrigir posturas erradas, restaurar a vitalidade física, vigorar a mente e elevar o espírito. Ele formulou seis princípios básicos: respiração, centro, controle, concentração, fluidez e precisão (PILATES, 2010).
Após a guerra, Joseph mudou-se para os Estados Unidos, abrindo um estúdio de Pilates em Nova York. O seu método começou a ser praticado por importantes bailarinos que apresentavam lesões, sendo recuperados por Joseph. Logo, a técnica ganhou adeptos e se espalhou por todo o mundo.
Observando a Aula pude perceber o foco na respiração e na fluidez do movimento, todos os movimentos tendem a ser naturais e o mais preciso possível, e claro que na aula que eu observei tinham 3 alunos, um mais avançado e dois incidentes, o avançado conseguia executar os movimentos de forma mais alongada e fluída, os iniciantes executavam de forma mais travada.
A aula teve 50 minutos e os alunos fizeram diversos exercícios, alguns de força e outros de alongamento, todos sempre focando nos 6 princípios do Pilates, alguns exercícios eram executados nos aparelhos que Joseph construiu, outros no chão utilizando elásticos e bolas.
O que eu mais achei interessante foi a fluidez e a execução do movimento, a maioria são feitos baseados na força do nosso próprio corpo, mesmo quando são executadas nos aparelhos, e os princípios do Pilates tendem a ser observados, mais que uma aula acho que o Pilates e um estilo de vida que foca na qualidade de vida, como o próprio Joseph dizia: “Poucos movimentos bem feitos realizados de forma correta e equilibrada valem por muitas horas de ginástica.” (PILATES,2010).


REFERÊNCIAS:

PILATES, Joseph. Return to Life through Contrology. Oregon: Presentation Dynamics, 2010.
ROBLE, O J. Uma Interpretação Estética do Método Pilates: seus princípios e convergências com a Educação Somática. Rev. Bras. Estud. Presença, Abr 2015, vol.5, no.1, p.169-190. ISSN 2237-2660
MARÉS, G. A importância da estabilização central no método Pilates: uma revisão sistemática. Fisioter. mov., Jun 2012, vol.25, no.2, p.445-451. ISSN 0103-5150
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário