sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Questionário Desenvolvimento de Software

1) Conceitue, diferencie e dê exemplos de Objeto e Classe.

Classe representa um conjunto de objetos com características afins.
Exemplo de classe: Os seres humanos

Um objeto é capaz de armazenar estados através de seus atributos e reagir a mensagens enviadas a ele, assim como se relacionar e enviar mensagens a outros objetos. Exemplo de objetos da classe Humanos: João, José, Maria


2) Um dos conceitos básicos da OO é a herança, que pode ser definida como a capacidade de uma classe “herdar” de outra, determinados atributos e/ou métodos. Fala-se muito hoje na reutilização de código, que economiza tempo e dinheiro no processo de desenvolvimento, na medida em que métodos de classes já usadas e testadas em sistemas anteriores, são reaproveitados no sistema em desenvolvimento. Pesquise sobre o conceito de herança e responda a questão abaixo:
• De que forma a herança facilita a reutilização de código? Fundamente sua resposta.

Utilizando Herança seu código fica menor pois você tem classes mais abstratas que são utilizadas mais vezes por exemplo uma classe de objetos do banco de dados que toda vez que se insere, deleta, altera ou seleciona um objeto do banco utiliza a mesma classe



3) Ainda sobre os conceitos de OO, falamos sobre a UML (Unifibed Modeling Language ou Modelo Unificado de Modelagem), sobre a qual perguntamos:
• Por que a UML não pode ser considerada uma metodologia? – pesquise o conceito de metodologia e inicie sua argumentação explicando-o. Depois faça a conexão desse conceito com a UML, fundamentando sua resposta.


A Metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa. É a explicação do tipo de pesquisa, do instrumental utilizado (questionário, entrevista etc), do tempo previsto, da equipe de pesquisadores e da divisão do trabalho, das formas de tabulação e tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa.

A UML não diz para você o que fazer primeiro e em seguida ou como projetar seu sistema, mas ela lhe auxilia a visualizar seu desenho e a comunicação entre objetos.
Basicamente, a UML permite que desenvolvedores visualizem os produtos de seus trabalhos em diagramas padronizados. Junto com uma notação gráfica, a UML também especifica significados, isto é, semântica.

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