Resumo
Este texto visa apresentar reflexões didático-pedagógicas para a educação física escolar a partir do núcleo "o movimento em expressão e ritmo", proposto por Oliveira (2004). Tais reflexões envolvem aspectos conceituais, campo de conhecimento e orientações metodológicas para o trato com os seguintes saberes: brincadeiras populares, dança, expressão corporal e ginástica. O intuito dessa abordagem teórica é propor encaminhamentos que possam subsidiar o trabalho do professor, instigando-o ao diálogo com os conhecimentos rítmico-expressivos e, conseqüentemente, com sua materialização no cotidiano escolar.
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ANÁLISE
O texto fala sobre um processo para melhorar a percepção de
algumas atividades que são deixadas um pouco de lado no sistema escolar atual,
como jogos e brincadeiras dentro da aula de educação física, utilizando da
dança, expressão corporal e da ginástica de forma lúdica e dinâmica, a autora
faz uma reflexão sobre as técnicas pedagógicas da educação física.
A autora fala sobre uma preocupação em oferecer
conhecimentos relacionados à cultura de movimento na educação física escolar, o
que na minha opinião pode ser feitas também com a introdução de esportes na
aula de educação física, outros esportes, não apenas o futebol, o texto da
autora coloca uma tendência onde as diferenças sociais podem ser superadas com
a utilização da educação e a utilização de diversidades culturais de
movimentos, jogos, brincadeiras e ginástica. Minha crítica e que além de todos
esses pontos a autora deveria incluir uma globalização de esportes e atividades
de prazer e bem-estar para (re)significar a educação física, tirando a cultura
monoesportista que temos dentro do nosso país. A grande maioria dos pontos
abordados pela autora são excelentes para abordar essa visão. A autora diz e
uma educação física compromissada com a formação humana, o que eu concordo
totalmente, esse processo pedagógico pode mudar a realidade de uma criança e de
uma sociedade inteira, principalmente no Brasil onde o caminho da criminalidade
e sempre o mais fácil, também concordo com a autora quando ela diz em trazer
para escola brincadeiras antigas que não são tão mais utilizadas como forma de
valorizar a pluralidade cultural do Brasil, trazendo o exemplo da capoeira onde
colocamos uma reflexão cultural e histórica da formação da nossa sociedade.
Concluindo eu concordo com todos os pontos abordados pela
autora mas vejo que não só através da dança, expressão corporal e da ginástica
podemos obter os mesmos resultados e sim através da diversificação da educação
física como modelo de formação social dos alunos.
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