segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Análise crítica do texto: CONTRIBUIÇÕES AO PROCESSO DE (RE)SIGNIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DIMENSÕES DAS BRINCADEIRAS POPULARES, DA DANÇA, DA EXPRESSÃO CORPORAL E DA GINÁSTICA

Resumo


Este texto visa apresentar reflexões didático-pedagógicas para a educação física escolar a partir do núcleo "o movimento em expressão e ritmo", proposto por Oliveira (2004). Tais reflexões envolvem aspectos conceituais, campo de conhecimento e orientações metodológicas para o trato com os seguintes saberes: brincadeiras populares, dança, expressão corporal e ginástica. O intuito dessa abordagem teórica é propor encaminhamentos que possam subsidiar o trabalho do professor, instigando-o ao diálogo com os conhecimentos rítmico-expressivos e, conseqüentemente, com sua materialização no cotidiano escolar.
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ANÁLISE 
O texto fala sobre um processo para melhorar a percepção de algumas atividades que são deixadas um pouco de lado no sistema escolar atual, como jogos e brincadeiras dentro da aula de educação física, utilizando da dança, expressão corporal e da ginástica de forma lúdica e dinâmica, a autora faz uma reflexão sobre as técnicas pedagógicas da educação física.
A autora fala sobre uma preocupação em oferecer conhecimentos relacionados à cultura de movimento na educação física escolar, o que na minha opinião pode ser feitas também com a introdução de esportes na aula de educação física, outros esportes, não apenas o futebol, o texto da autora coloca uma tendência onde as diferenças sociais podem ser superadas com a utilização da educação e a utilização de diversidades culturais de movimentos, jogos, brincadeiras e ginástica. Minha crítica e que além de todos esses pontos a autora deveria incluir uma globalização de esportes e atividades de prazer e bem-estar para (re)significar a educação física, tirando a cultura monoesportista que temos dentro do nosso país. A grande maioria dos pontos abordados pela autora são excelentes para abordar essa visão. A autora diz e uma educação física compromissada com a formação humana, o que eu concordo totalmente, esse processo pedagógico pode mudar a realidade de uma criança e de uma sociedade inteira, principalmente no Brasil onde o caminho da criminalidade e sempre o mais fácil, também concordo com a autora quando ela diz em trazer para escola brincadeiras antigas que não são tão mais utilizadas como forma de valorizar a pluralidade cultural do Brasil, trazendo o exemplo da capoeira onde colocamos uma reflexão cultural e histórica da formação da nossa sociedade.
Concluindo eu concordo com todos os pontos abordados pela autora mas vejo que não só através da dança, expressão corporal e da ginástica podemos obter os mesmos resultados e sim através da diversificação da educação física como modelo de formação social dos alunos.

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