1) Com base no texto “Sobre a natureza e
especificidade da educação”,de Dermeval Saviani, responda:
a) Quais tarefas a Pedagogia Histórico-Crítica se
propõe em relação à educação escolar? (valor: 05 pontos)
Uma democratização do
conhecimento e do aprendizado, assim, os menos favorecidos socialmente têm
acesso aos mesmos saberes que serão administrados às camadas privilegiadas da
sociedade, eles não são excluídos, a pretexto de ter sua cultura respeitada
pelas demais classes sociais.
b) Qual o conceito de “clássico” apresentado pelo
autor e como ele o relaciona ao saber escolar? (valor: 05 pontos)
O autor enfatiza a
diferença entre pedagogia clássica da metodologia tradicional de ensino e
também se afasta do moderno, para o autor o clássico é o essencial, onde se
constrói um critério útil para a seleção dos conteúdos a serem trabalhados
pedagogicamente.
c) Para o autor, por que o automatismo é condição da
liberdade?(valor: 05 pontos)
Na visão do autor não é
possível ser criativo sem dominar determinados mecanismos, isso ocorre em
diferentes níveis de aprendizagem, para o autor você precisa dominar uma tarefa
para automatizar ela e quando você obtém um nível de auto de automatização
dessa tarefa você domina aquela tarefa ganhando condições de se exercer, com
liberdade aquela tarefa
2) Com base no texto “O contexto da Educação Física
Escolar”, de Suraya Darido, responda:
a) Quais são as características específicas da
metodologia Crítico-Superadora defendidas pelo Coletivo de Autores (1992) e o
que elas significam? (valor: 05 pontos)
Tem como base o marxismo
e o neomarxismo, aposta na justiça social como ponto de apoio, levando os debates e questões de desigualdade
e valorização para a escola, suas características específicas de acordo com o
Coletivo de Autores(1992) Ela é diagnostica porque pretende ler os dados da
realidade, interpretá-los e emitir um juízo de valor. Este juízo é dependente
da perspectiva de quem julga. É judicativa porque julga os elementos da
sociedade a partir de uma ética que representa os interesses de uma determinada
classe social. Esta pedagogia é também considerada teleológica, pois busca uma
direção, dependendo da perspectiva de classe de quem reflete.
b) Como se dá a seleção dos conteúdos e a organização
do currículo na metodologia Crítico-Superadora? (valor: 05 pontos)
Os Conteúdos devem ter
relevância social, contemporaneidade e serem adequadas as características
sócio-cognitivas dos alunos já a organização do currículo ressalta que é
preciso fazer com que o aluno confronte os conhecimentos do senso comum com o
conhecimento científico, para ampliar o seu acervo de conhecimento. Deve, também,
evitar o ensino por etapas e adotar a simultaneidade na transmissão dos
conteúdos, ou seja, os mesmos conteúdos devem ser trabalhados de maneira mais
aprofundada ao longo das séries, sem a visão de pré-requisitos. Nas palavras
dos autores, a Educação Física é entendida como uma disciplina que trata de um
tipo de conhecimento denominado de cultura corporal, que tem como temas o jogo,
a ginástica, o esporte e a capoeira
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