quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

SABERES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR


1) Com base no texto “Sobre a natureza e especificidade da educação”,de Dermeval Saviani, responda:
a) Quais tarefas a Pedagogia Histórico-Crítica se propõe em relação à educação escolar? (valor: 05 pontos)
Uma democratização do conhecimento e do aprendizado, assim, os menos favorecidos socialmente têm acesso aos mesmos saberes que serão administrados às camadas privilegiadas da sociedade, eles não são excluídos, a pretexto de ter sua cultura respeitada pelas demais classes sociais.

b) Qual o conceito de “clássico” apresentado pelo autor e como ele o relaciona ao saber escolar? (valor: 05 pontos)
O autor enfatiza a diferença entre pedagogia clássica da metodologia tradicional de ensino e também se afasta do moderno, para o autor o clássico é o essencial, onde se constrói um critério útil para a seleção dos conteúdos a serem trabalhados pedagogicamente.
c) Para o autor, por que o automatismo é condição da liberdade?(valor: 05 pontos)
Na visão do autor não é possível ser criativo sem dominar determinados mecanismos, isso ocorre em diferentes níveis de aprendizagem, para o autor você precisa dominar uma tarefa para automatizar ela e quando você obtém um nível de auto de automatização dessa tarefa você domina aquela tarefa ganhando condições de se exercer, com liberdade aquela tarefa
2) Com base no texto “O contexto da Educação Física Escolar”, de Suraya Darido, responda:
a) Quais são as características específicas da metodologia Crítico-Superadora defendidas pelo Coletivo de Autores (1992) e o que elas significam? (valor: 05 pontos)
Tem como base o marxismo e o neomarxismo, aposta na justiça social como ponto de apoio,  levando os debates e questões de desigualdade e valorização para a escola, suas características específicas de acordo com o Coletivo de Autores(1992) Ela é diagnostica porque pretende ler os dados da realidade, interpretá-los e emitir um juízo de valor. Este juízo é dependente da perspectiva de quem julga. É judicativa porque julga os elementos da sociedade a partir de uma ética que representa os interesses de uma determinada classe social. Esta pedagogia é também considerada teleológica, pois busca uma direção, dependendo da perspectiva de classe de quem reflete.
b) Como se dá a seleção dos conteúdos e a organização do currículo na metodologia Crítico-Superadora? (valor: 05 pontos)
Os Conteúdos devem ter relevância social, contemporaneidade e serem adequadas as características sócio-cognitivas dos alunos já a organização do currículo ressalta que é preciso fazer com que o aluno confronte os conhecimentos do senso comum com o conhecimento científico, para ampliar o seu acervo de conhecimento. Deve, também, evitar o ensino por etapas e adotar a simultaneidade na transmissão dos conteúdos, ou seja, os mesmos conteúdos devem ser trabalhados de maneira mais aprofundada ao longo das séries, sem a visão de pré-requisitos. Nas palavras dos autores, a Educação Física é entendida como uma disciplina que trata de um tipo de conhecimento denominado de cultura corporal, que tem como temas o jogo, a ginástica, o esporte e a capoeira

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