quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

ESTUDO DIRIGIDO: SABERES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR


ESTUDO DIRIGIDO
SABERES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR


1) Com base no texto “Sobre a natureza e especificidade da educação”, de Dermeval Saviani, responda:
a) Quais tarefas a Pedagogia Histórico-Crítica se propõe em relação à educação escolar? (valor: 05 pontos)
A pedagogia histórico-crítico propõe que a educação seja democratizada, ou seja todos tem direito ao aprendizado, onde os menos favorecidos socialmente tem acesso aos mesmo saberes que são transmitidos a classes sociais mais privilegiadas socialmente, desse forma todas as culturas são respeitadas.
b) Qual o conceito de “clássico” apresentado pelo autor e como ele o relaciona ao saber escolar? (valor: 05 pontos)
Segundo o autor o conceito de clássico seria o que é essencial, fundamental, diferente do tradicional e moderno, para ele é o constituir num critério útil para a seleção dos conteúdos do trabalho pedagógico.
c) Para o autor, por que o automatismo é condição da liberdade? (valor: 05 pontos)
De acordo com as ideias do autor não é possível ser criativo sem dominar determinados mecanismos, ou seja, para aprender alguma coisa no início será necessário a repetição, depois que ela for aprendida já não será mais necessário.




2) Com base no texto “O contexto da Educação Física Escolar”, de Suraya Darido, responda:
a) Quais são as características específicas da metodologia Crítico-Superadora defendidas pelo Coletivo de Autores (1992) e o que elas significam? (valor: 05 pontos)
A metodologia crítico superadora vai contra ao modelo mecanicista, suas propostas são representadas por ideias do marxismo e neomarxismo, onde há o discurso da justiça social como ponto de apoio. Esta pedagogia levanta questões de poder, interesse, esforço e contestação. Acredita que qualquer consideração sobre a pedagogia mais apropriada deve versar não somente sobre questões de como ensinar, mas também sobre como adquirimos esses conhecimentos, valorizando a questão da contextualização dos fatos e do resgate histórico. Essa metodologia é diagnostica porque pretende ler os dados da realidade, interpretá-los e emitir um juízo de valor. Este juízo é dependente da perspectiva de quem julga. É judicativa porque julga os elementos da sociedade a partir de uma ética que representa os interesses de uma determinada classe social.
b) Como se dá a seleção dos conteúdos e a organização do currículo na metodologia Crítico-Superadora? (valor: 05 pontos)
Os conteúdos propostos por essa metodologia propõem que se considere a relevância social dos conteúdos, sua contemporaneidade e sua adequação às características sócio cognitivas dos alunos. Enquanto organização do currículo, ressaltam que é preciso fazer com que o aluno confronte os conhecimentos do senso comum com o conhecimento científico, para ampliar o seu acervo de conhecimento.

3)Nas aulas 04, 05, 06 e 07, fizemos a leitura de textos que apresentaram discussões sobre os elementos da cultura corporal e possibilidades de trabalho pautadas na metodologia Crítico-Superadora na Educação Física escolar. A partir dessas leituras indicadas, elabore um texto argumentativo buscando justificar a importância da disciplina Educação Física e de seus saberes escolares no processo formativo dos (as) alunos (as). O texto deve ter, no mínimo, 30 linhas e ser escrito em linguagem acadêmica. Podem ser utilizados outros textos além dos trabalhados na disciplina. Não se esqueçam de indicar as referências utilizadas no caso de citações ou de apresentações das ideias dos (as) autores (as). ( valor: 15 pontos)

A escola deve ser entendida como espaço socializador e propício a inter-relações do humano, ou seja, ela é responsável por colaborar com a construção de um cidadão inserido em uma sociedade na qual todas as suas ações terão influências positivas ou negativas sobre ele mesmo ou com outro ser humano. A escola de antes era uma escola feita apenas para a elite da sociedade, hoje está sendo substituída por uma escola democrática, ou seja, para todos, e nessa nova escola temos também a nova sala de aula onde pessoas que estavam afastadas dos bancos escolares estão sendo acolhidas se reingressando nesse ambiente, pois esse formato faz com que o acesso chegue a todos.
        A nova sala de aula é deferente da de antes, onde haviam apenas professores autoritários que estavam ali para apenas depositar informações em seus alunos, o formato da nova sala de aula se baseia no diálogo, onde há o entendimento e respeito das diversidades e diferenças que existe na sala de aula.  Levando esse link a disciplina da educação física que hoje está inserida na área de linguagem tendo como seu objeto de estudo a cultura corporal, que engloba as danças, os jogos, as ginásticas, os esportes e as lutas, podemos perceber que esses conteúdos irão ter características próprias de cada região e cultura. Dessa forma deve se haver o respeito e diálogo, pois cada aluno irá trazer consigo um determinado conhecimento a respeito de algum conteúdo., assim os professores devemos mudar e transformar concepções que já estão formadas e transforma-los em cidadãos críticos e autônomos.
       A metodologia crítica superadora tem como características clara tendência a favor dos interesses das camadas populares da população brasileira, observando-se que nosso país é composto por uma sociedade estratificada em classes sociais com interesses claramente opostos. Esta pedagogia levanta questões de poder, interesse, esforço e contestação. Essa metodologia não propõe apenas questões de como ensinar, mas também sobre como adquirimos esses conhecimentos, valorizando a questão da contextualização dos fatos e do resgate histórico.
       A escola é um ambiente onde deve haver diálogo, pois dentro dela irá haver diversidade e diferenças, e para entender o significado de cada tipo de cultura representa nesta escola somente através do diálogo que isso será possível. Para vencer esse desafio de conseguir que tal cultura seja entendi por outra há necessidade de um processo de compreensão e ressignificação de tal manifestação cultural. A escola tem esse papal de compartilhar esse entendimento dessa cultura, criando situações que há participação de todos, pois com a compreensão é alcançado o respeito e entendimento do valor que aquela manifestação tem para um grupo e para uma sociedade. Todas as identidades devem ser representadas na escolarização, pois não deve haver nenhum grupo que seja recriminada e visto como inferior.
     
Referencias;
ABIB, Pedro Rodolpho Jungers. Educação Física Escolar: Uma proposta a partir da síntese entre duas abordagens. Movimento, Rio Grande do Sul, v. 5, n. 10, p. 29-34, 1999

FREIRE, Paulo. A nova sala de aula. Por dentro da sala de aula: conversando sobre a prática”. São Paulo: Phorte, 2004.

NEIRA, Marcos Garcia. O trabalho docente e a sociedade. Por dentro da sala de aula: conversando sobre a prática”. São Paulo: Phorte, 2004.

BRACHT, V. A construção do campo acadêmico `educação física' no período de 1960 até nossos dias: Onde ficou a educação física?. In: Anais do IV Encontro Nacional de História do Esporte, Lazer e Educação Física. Belo Horizonte, 1996, pp. 140-148.

MOREIRA, Antônio Flavio Barbosa; CANDAU, Vera Maria. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro 2003. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n23/n23a11.pdf> Acesso em: 24  de novembro de 2019.

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