sábado, 18 de abril de 2020

Análise de competências na formação do administrador

Guilherme Augusto de Oliveira Freire


SOUZA, Donizeti Leandro de; FERRUGINI, Lílian; ZAMBALDE, André Luiz. Formação do administrador: uma análise sobre o desenvolvimento de competências no ensino superior. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, Florianópolis, p. 150-171, fev. 2017. ISSN 1983-4535.

O Autor principal do texto, Donizeti Leandro Souza é professor no no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Três Corações. Doutor e mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras na área de Gestão estratégica, Marketing e Inovação e integrante do Grupo de Estudos em Redes, Estratégia e Inovação GEREI/UFLA.
O texto aborda a situação atual dos egressos do curso de administração e faz um aparato geral sobre o que está funcionando e o que não está dentro do curso de administração, os autores tentam demonstrar na perspectiva dos alunos das Instituições de Ensino Superior (IES) e utiliza como base as competências identificadas no  Projeto Tuning – América Latina (BENEITONE et al., 2007) e nas diretrizes curriculares nacionais dos cursos de Bacharelado em Administração (CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2005). O texto contém 5 seções e aborda a trajetória do estudo descritivo e quantitativo elaborado a partir de uma amostra não probabilística em 3 IES mineiras, o que limita muito o resultado geral da pesquisa, onde não foi levando em consideração fatores demográficos, econômicos e sociais, visto que o Brasil é um país continental e de grande diversidade, foi aplicado um questionário contendo as competências identificadas no  Projeto Tuning, sendo mensuradas por meio de escalas tipo likert, ao meu entendimento essa foi a melhor maneira de se parametrizar os dados mesmo que alguns autores a critiquem pois permite apenas ordenação dos indivíduos por meio da favorabilidade de sua atitude com relação a determinado objeto, mas não revelam uma base para se dizer quanto um indivíduo é mais favorável que outro, nem para medir a quantidade de mudança de certa experiência (SELLTIZ et al., 1975; SANCHES; MEIRELES; SORDI, 2011). Acho também que a escala escolhida por eles foi muito ampla, 0 (não desenvolvidas) a 10 (fortemente desenvolvidas), o que favoreceu os dados mais centrais.
A parte principal do estudo é seção de resultados e discussões, nessa seção os autores fazem uma fundamentada análise dos resultados encontrados, com justificativas estatísticas e embasamento dos dados apresentados, a conclusão se deu pela força do grupo das competências de gestão, os autores demonstram também sua preocupação com o baixo resultado das competências tecnológicas.
Os autores concluem que as competências de formação dos alunos de administração não tem acompanhado as exigências evidenciadas na literatura, eles citam BEFEITONE et al., 2007 e PAES DE PAULA, 2001, o que corrobora também  com Moreira et al. (2014), que afirma que devido a competitividade, o mercado requer o perfil de um administrador com uma visão generalista de conhecimentos, nas várias áreas da Administração como contabilidade, direito, economia, gestão ambiental, dentre outras. Além disso, o administrador moderno deve aprimorar suas habilidades por meio de atividades variadas para que construa um perfil considerado adequado para o mercado.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BENEITONE, P.; ESQUETINI, C.; GONZÁLEZ, J.; MALETÁ, M. M.; SIUFI, G.; WAGENAAR, R. Reflections on and outlook for Higher Education in Latin America. Bilbao: Universidad de Deusto, 2007.

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução nº 4, de 13 de Julho de 2005. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, bacharelado, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 14 jul. 2005.

MOREIRA, F. M.; Queiroz, T. R.; MACINI, N.; CAMPEÃO, G. H. Os alunos de administração estão em sintonia com o mercado de trabalho?. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 19(1), 61-88, 2014.

SANCHES, C.; MEIRELES, M.; SORDI, J. O. de. Análise qualitativa por meio da lógica paraconsciente: Método de interpretação e síntese de informação obtida por escalas Likert. In: Anais do III Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade. João Pessoa: 2011.
SELLTIZ, C.; JAHODA, M.; DEUTSCH, M.; COOK, S. W. Métodos de pesquisa nas relações sociais. São Paulo: EPU, 1975.

Nenhum comentário:

Postar um comentário