sábado, 18 de abril de 2020

METODOLOGIA CIENTIFICA

1. Em quais situações é mais apropriado o uso de métodos quantitativos?


É mais apropriado o uso de métodos quantitativos em situações onde se pretende validar estatisticamente uma hipótese, ou seja, onde há necessidade de maior validade externa, na qual os resultados adquiridos possam ser generalizáveis para o conjunto em análise.


O uso desses métodos quantifica, mensura e obtém dados que vão confirmar ou contestar a hipótese inicial, apoiando o pesquisador a resolver o seu problema de pesquisa. Nesse tipo de metodologia, as informações vêm em formato de números, percentuais ou ainda, de dados que possam ser trabalhados estatisticamente.


2. Quais são as principais características dos métodos quantitativos?

Segundo o artigo Métodos qualitativos e quantitativos na pesquisa social em saúde: algumas estratégias para a integração de Mauro Serapioni, as principais características dos métodos quantitativos são:

·         orientação à busca da magnitude e das causas dos fenômenos sociais, sem interesse pela dimensão subjetiva;

·         utilizam procedimentos controlados;

·         são objetivos e distantes dos dados (perspectiva externa, outsider);

·         são orientados à verificação e são hipotético-dedutivos;

·         possuem uma realidade estática;

·         são orientados aos resultados, replicáveis e generalizáveis.



3. Faça uma análise comparativa entre os métodos quantitativos e qualitativos

Os métodos quantitativos e qualitativos são de naturezas diferentes, com características bem distintas, mas inseridas na metodologia cientifica.


Se por um lado o método quantitativo tem como objetivos trazer a luz dados, indicadores, tendências, além de terem validade externa abrangente, replicável e generalizável, por outro lado não trazem à tona o entendimento de crenças, valores, opiniões e visões que os métodos qualitativos observam dentro do grupo de estudo.

Dessa forma, os métodos qualitativos trazem maior validade interna, focam em particularidades dos grupos sociais estudados, pretendendo compreender os fenômenos da perspectiva dos participantes. Tratam de questões ou focos de interesse amplos, que vão afunilando para pontos mais diretos e específicos no transcorrer da investigação, contudo não permitem a generalização.



Nenhum comentário:

Postar um comentário