INTERDISCIPLINARIDADE: UTOPIA OU NECESSIDADE?
Autoria: Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo, Jane
Gomes de Oliveira, Rosane de Magalhães Lopes Corgosinho
Questão
1: Afinal, interdisciplinaridade é uma utopia ou uma necessidade?
A interdisciplinaridade tem como base uma forma de
estruturar uma maior quantidade de constructos na formação, principalmente dos
egressos de administração, onde esses precisam de uma base técnica, mas também
um grande conhecimento humano, com isso pode facilitar a compreensão de
múltiplas situações e ajudar aos setores envolvidos uma melhor abordagem. A
interdisciplinaridade se torna importante, uma vez que unifica toda esse
conhecimento em forma de analisar o objetivo como um todo não separando em
pequenas partes, uma visão macro da situação. Para Gonzalez e Almeida (2010), a
interdisciplinaridade pode trazer para os profissionais envolvidos crescimento
e desenvolvimento dos seus conhecimentos, e conseqüentemente melhorar as práxis
existentes nas equipes. Há ainda a possibilidade de a interdisciplinaridade
trazer vários reflexos na comunidade que está sendo atendida, provocando assim,
melhoras na qualidade de vida dos usuários do serviço. Logo a
interdisciplinaridade é uma necessidade mais que essencial para a formação do
Administrador.
GONZALEZ, A. D.; ALMEIDA, M. J.. 2010. Integralidade da
saúde: norteando mudanças na graduação dos novos profissionais.
Questão
2: Você leu o que diferentes autores entendem como interdisciplinaridade.
Agora, prepare um texto de 3 ou 4 parágrafos retomando e criticando esses
pensamentos. Crítica, aqui, deve ser entendida como uma análise: faça os
autores "conversarem"!
O texto faz muito bem uma reflexão sobre o papel
importante da interdisciplinaridade na formação do administrador, gosto muito
da abordagem e da lógica que as autoras utilizam para demonstrar seus
argumentos, os autores que são utilizados para reforçar e contrapor a ideia do
texto são Lück (1995) que considera que a lógica de organização das disciplinas
reproduz diretamente uma fragmentação das matérias diante do saber, Leis (2001)
defende que a interdisciplinaridade é condição básica para o ensino na
sociedade contemporânea e Fazenda (2003) compreende a mesma como sendo uma
construção de uma visão integral da sociedade e do homem.
Vejo
que mesmo com cada autor tendo seu ponto de vista e suas considerações a
interdisciplinaridade na Administração é um ponto de essencial necessidade,
questões ambientais e tecnológicas estão sempre sendo foco da formação do
administrador, as disciplinas de Projeto Integrador estimulam os alunos a
integrar os conteúdos abordados em diversas áreas do conhecimento trabalhando
temas da realidade das organizações. Isso confirma as análises de Fazenda (2009)
e Leis (2001) e Santomé
(1998) de que a interdisciplinaridade como base pedagógica pode integrar os
conteúdos disciplinares e responder aos desafios econômicos e socioambientais
de uma sociedade cada vez mais complexa de forma mais efetiva
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