sábado, 18 de abril de 2020

INTERDISCIPLINARIDADE: UTOPIA OU NECESSIDADE?

INTERDISCIPLINARIDADE: UTOPIA OU NECESSIDADE?
Autoria: Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo, Jane Gomes de Oliveira, Rosane de Magalhães Lopes Corgosinho

Questão 1: Afinal, interdisciplinaridade é uma utopia ou uma necessidade?
A interdisciplinaridade tem como base uma forma de estruturar uma maior quantidade de constructos na formação, principalmente dos egressos de administração, onde esses precisam de uma base técnica, mas também um grande conhecimento humano, com isso pode facilitar a compreensão de múltiplas situações e ajudar aos setores envolvidos uma melhor abordagem. A interdisciplinaridade se torna importante, uma vez que unifica toda esse conhecimento em forma de analisar o objetivo como um todo não separando em pequenas partes, uma visão macro da situação. Para Gonzalez e Almeida (2010), a interdisciplinaridade pode trazer para os profissionais envolvidos crescimento e desenvolvimento dos seus conhecimentos, e conseqüentemente melhorar as práxis existentes nas equipes. Há ainda a possibilidade de a interdisciplinaridade trazer vários reflexos na comunidade que está sendo atendida, provocando assim, melhoras na qualidade de vida dos usuários do serviço. Logo a interdisciplinaridade é uma necessidade mais que essencial para a formação do Administrador.
GONZALEZ, A. D.; ALMEIDA, M. J.. 2010. Integralidade da saúde: norteando mudanças na graduação dos novos profissionais.

Questão 2: Você leu o que diferentes autores entendem como interdisciplinaridade. Agora, prepare um texto de 3 ou 4 parágrafos retomando e criticando esses pensamentos. Crítica, aqui, deve ser entendida como uma análise: faça os autores "conversarem"!

O texto faz muito bem uma reflexão sobre o papel importante da interdisciplinaridade na formação do administrador, gosto muito da abordagem e da lógica que as autoras utilizam para demonstrar seus argumentos, os autores que são utilizados para reforçar e contrapor a ideia do texto são Lück (1995) que considera que a lógica de organização das disciplinas reproduz diretamente uma fragmentação das matérias diante do saber, Leis (2001) defende que a interdisciplinaridade é condição básica para o ensino na sociedade contemporânea e Fazenda (2003) compreende a mesma como sendo uma construção de uma visão integral da sociedade e do homem.
Vejo que mesmo com cada autor tendo seu ponto de vista e suas considerações a interdisciplinaridade na Administração é um ponto de essencial necessidade, questões ambientais e tecnológicas estão sempre sendo foco da formação do administrador, as disciplinas de Projeto Integrador estimulam os alunos a integrar os conteúdos abordados em diversas áreas do conhecimento trabalhando temas da realidade das organizações. Isso confirma as análises de Fazenda (2009) e Leis (2001) e Santomé (1998) de que a interdisciplinaridade como base pedagógica pode integrar os conteúdos disciplinares e responder aos desafios econômicos e socioambientais de uma sociedade cada vez mais complexa de forma mais efetiva

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