quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Teorias educacionais aplicadas a Educação Física




CONCEPÇÃO TRADICIONAL
ESCOLANOVISMO
TECNICISMO
ABORDAGEM SÓCIO CULTURAL (VYGOSTSKY)
ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA-INTERACIONISTA
PERSPECTIVA CRÍTICA
PERSPECTIVA PÓS-CRÍTICA
CARACTERÍSTICAS
Ênfase no conteúdo. O professor é o transmissor do conhecimento. Rigidez quanto a normas e conduta disciplinar.
O aluno é o centro e há uma preocupação com a natureza psicológica da criança            É sugerido um não-diretivismo, sendo o professor o facilitador da aprendizagem                            O aluno torna-se mais ativo exigindo uma nova metodologia;
processo educativo objetivo e operacional
Através do diálogo a relação educador-educando deixa de ser uma doação ou imposição, mas uma relação horizontal, eliminando as fronteiras entre os sujeitos. (Freire, 1979, p.68)
a construção do conhecimento se desenvolve através da adaptação, que ocorre a partir da interação do indivíduo com estímulos recebidos do meio ambiente, que gera um processo de assimilação e acomodação e cria um esquema, que é uma estrutura intelectual para resolver problemas
excelência das necessárias mudanças sociais, habilitando assim o estudante para sua entrada no universo adulto, bem como o estimula a atuar no interior de uma comunidade
algo que produz uma relação de gêneros, pois predomina a cultura patriarcal. Essa teoria critica a desvalorização do desenvolvimento cultural e histórico de alguns grupos étnicos e os conceitos da modernidade, como razão e ciência. Outra perspectiva desse currículo é a fundamentação no pós-estruturalismo que acredita que o conhecimento é algo incerto e indeterminado. Questiona também o conceito de verdade, já que leva em consideração o processo pelo qual algo se tornou verdade.
OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO
promover uma formação puramente moral e intelectual, lapidando o aluno para a convivência social, tendo como pressuposto a conservação da sociedade em seu estado atual
objetivos concentrados no aluno. Buscar uma sociedade mais justa e igualitária, na qual caberia à educação adaptar os estudantes ao seu ambiente socia
 preparar profissionais para o mercado de trabalho a partir de métodos de ensino
Para Vygotsky, a aprendizagem sempre inclui relações entre pessoas. Ele defende a idéia de que não há um desenvolvimento pronto e previsto dentro de nós que vai se atualizando conforme o tempo passa. O desenvolvimento é pensado como um processo, onde estão presentes a maturação do organismo, o contato com a cultura produzida pela humanidade e as relações sociais que permitem a aprendizagem.
possibilitar situações que se tornem concretas nos diversos aspectos da vida do aluno, indo além
do senso comum, mantendo os objetivos e conteúdos em mente buscando o direcionamento para
alcançá-los, criando situações de ensino fundamentadas numa orientação de ação comum,
uma democratização do conhecimento e do aprendizado; assim, os menos favorecidos socialmente têm acesso aos mesmos saberes que serão administrados às camadas privilegiadas da sociedade; eles não são excluídos, a pretexto de ter sua cultura respeitada pelas demais classes sociais;
adaptar ao contexto específico dos estudantes para que o aluno compreendesse nos costumes e práticas do outro uma relação de diversidade e respeito.
OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
educar o corpo para a produção, promover saúde e educar para hábitos saudáveis, higiênicos. O corpo é igualado a uma estrutura mecânica. O corpo não pensa, é pensado.
condições sociais dos indivíduos,
levando em conta principalmente aqueles que se encontram desajustado
valoriza-se o corpo máquina, onde o corpo é programado para suportar e produzir com mais velocidade em menos tempo e com pouco gasto de energia.
O proporcionar a prática e o “pensar a prática”
 desenvolvimento de habilidades que permitem se expressar no mundo, através da interação com o meio, com foco na crianção de conflitos e resolução de problemas motores.
Caracteriza-se pela transformação didática do esporte. Busca romper com o modelo predominante do esporte/ aptidão física praticado nas aulas de educação física.
utiliza como ponto de apoio o discurso da justiça social, e valoriza a questão da contextualização dos fatos e do resgate histórico. Deve relacionar os conteúdos da Cultura Corporal como esportes, jogos, danças, lutas e outros, com importantes temas atuais da sociedade
PAPEL DO PROFESSOR
Marcado pelo autoritarismo. Somente o professor possui conhecimento para ensinar, o papel do aluno é o de receber o conhecimento transmitido pelo professor. O silêncio em sala de aula é imposto pela autoridade docente.
 O professor deve se esforçar por despertar o interesse e provocar a curiosidade, ensino espontâneo, facilitador da aprendizagem
O diálogo entre professor e alunos era apenas técnica, com o intuito de transmitir o conhecimento de maneira eficaz             treinador – atleta
questionar com o aluno, valorizando a linguagem e cultura deste, criando condições para que cada um dos alunos analise seu contexto criando cultura. Somente através do diálogo será possível democratizar a cultura. Todas as ações de um professor são orientadas pela forma como vê o mundo, pelos objetivos que pretende atingir, pela sua concepção de educação.
No ensino-aprendizagem há busca de superação da relação opressor oprimido
 o professor deve levar em conta o conhecimento que o aluno já possui, que ele adquiriu através da interação com o meio social e cultural no qual ele vive.                               O professor é o facilitador, o mediador do processo de aprendizagem, não deve interferir na solução dos problemas criadas pelos alunos.
gerar um ambiente no qual o aprendiz possa interagir com o aprendizado
Deve relacionar os conteúdos com importantes temas atuais da sociedade, como trabalho e renda, meio ambiente, mobilidade urbana, saúde
CARACTERÍSTICAS DA ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO DOS CONTEÚDOS
Centrado nos livros de texto repletos de conteúdos informativos e conceptuais, fragmentados de forma a serem mais facilmente memorizados.
O conteúdo precisa ser compreendido e não decorado; - A abstração é um processo a ser atingido pelo próprio aluno a partir da experiência; - O produto é menos importante que o processo do conhecimento;
 embasados na objetividade do conhecimento e os métodos eram programados passo-a-passo, com uso de livros didáticos, principalmente.
Atraves de um tema Gerador que objetiva explicitar o pensamento do homem sobre a realidade e a sua ação sobre ela, o que constitui a práxis.
 importância ao contexto em que se aprende. Foco em atividades de grupo, na linguagem e no relacionamento interpessoal.
conteúdos que estão perfeitamente adequados à realidade vivida socialmente pelo aluno
 Pedagógico Contínuo                           Progressão do aprendizado
AVALIAÇÃO
 A forma de promoção é a avaliação, que mede a quantidade de conhecimento que foi memorizada. Quem não alcança a pontuação mínima é reprovado e deve cursar a mesma série novamente.
um processo válido para o aluno e não para o professor; - Constitui apenas uma das etapas da aprendizagem e não o seu centro ou fim; - Não deve visar só os aspectos intelectuais mas também atitudes e habilidades; - Valoriza a cooperação e solidariedades;
pautada na verificação formal, analisando a realização dos objetivos propostos.
autoavaliação e/ou avaliação mútua e permanente da prática educativa por professor e alunos
não-punitiva e vinculada ao processo de construção do conhecimento ou desenvolvimento de habilidades, não é padronizada buscando um determinado resultado ideal. Dessa forma, a avaliação considera o estágio inicial do aluno e seu desenvolvimento, considerando o erro parte do processo de aprendizagem, e não a condenação do aluno. O processo de auto avaliação pode ser utilizado.
 como parte
do processo e não um fim em si mesmo
 Avaliação Crítica       
            Normas e Regras
CONCEPÇÃO RELACIONADA A EDUCAÇÃO FÍSICA
 construção de corpos saudáveis tornando possível uma adaptação ao processo produtivo da sociedade
Diretriz de ensino utilitária           promoção de “exercícios sintéticos”, pois esses estão intimamente
associados ao “desenvolvimento da personalidade integral”
Focado no rendimento.
ir além dos objetivos teóricos e práticos, precisa também fornecer meios para que os estudantes possam refletir, discutir, construir e reconstruir e não apenas vivenciar ou encenar uma prática corporal.
 professor deve criar conflitos, mostrar outros pontos de vista, sugerir outros conceitos, criar problemas a serem resolvidos, e através da interação do aluno com o meio (as atividades, os jogos, brincadeiras, esportes, o espaço, os acessórios, outros alunos e professor) ele vai desenvolver o conhecimento e as habilidade motoras, afetivas e cognitivas.
 Formação Crítica        Capacitação Técnica   Incentivar/ Compreender os meios
 Organização e Entendimento da realidade                                                   Iniciação do Conhecimento               Ampliação do conhecimento           Sistematizaçao do Conhecimento

REFERÊNCIAS

GÔNGORA Francisco Carlos, Tendências Pedagógicas na Pratica Escolar, Edições Loyola. São Paulo. 1985.
SAVIANI, Dermeval. Concepção Pedagógica Tradicional. Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/glossario/verb_c_concepcao_pedagogica_tradicional.htm. Acessado em: 22 de fevereiro de 2014.
Bracht, Valter. A constituição das teorias pedagógicas da Educação Física. Cadernos Cedes, Campinas, ano XIX, n.48, Ago. 1999.Coletivo de autores. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez.

Hermida, J. F., Mata, Á. A. R. & Nascimento, M. Do S. A Educação Física crítico-superadora no contexto das pedagogias críticas no Brasil. In: V Colóquio de Epistemologia da Educação Física, Maceió. Anais do V Colóquio de Epistemologia da Educação Física, Maceió.
MARINHO, Inezil Penna. Educação Física e Sociologia. Rio de Janeiro: Tipo Batista de Souza, 1942.
MARINHO, Inezil Penna. Fundamentos Bio-Psico-Sócio-Filosófico de um plano de educação física para o Instituto
Benjamin Constant. Rio de Janeiro: DOU, 1947.
MARINHO, Inezil Penna. Lugar da Educação Física no Plano Educacional. GOELLNER, Silvana
Vilodre (org.). Inezil Penna Marinho: coletânea de textos. Porto Alegre: UFRGS: CBCE, 2005.
MARINHO, Inezil Penna. Objetivos e características da educação física no ensino secundário. Rio de Janeiro:
Ministério da Educação e Saúde, 1946.
MARX, Karl. Miséria da Filosofia: Resposta à Filosofia da miséria, do Sr. Proudhon. Tradução de José Paulo
Netto. São Paulo: Expressão Popular, 2009.
FREIRE, Paulo. (1979). Educação como prática da liberdade. 17.ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra.
_______. Pedagogia do Oprimido. (1983). 13.ed. Ruo de Janeiro, Paz e Terra. ( Coleção O Mundo, Hoje,v.21).
MIZUKAMI, M. da G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Currículos e Programas no Brasil. Campinas: Papirus, 1990.
MOREIRA (org.) Antônio Flávio Barbosa. Currículo: Políticas e práticas. Campinas: Papirus, 1999.
BRANDL NETO, Inácio.; LIMA, Priscila. Jogos Cooperativos. Caderno de Educação Física: estudos e reflexões, Marechal Cândido Rondon, v. 4, n. 8, p. 107 – 118, 2002.
FREIRE, J. B. S. Educação Física de corpo inteiro. Teoria e prática da Educação Física. Scipione, Campinas, 1992.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Paz e Terra, São Paulo, 1987.
NETO, J. F. L. Epistemologia das Concepções Abertas no Ensino da Educação Física: O Legado de Jean Piaget. Paidéia, Ribeirão Preto, 2011.
NICO, G. A. C. Uma Experiência Utilizando Concepções de Aulas Abertas no Ensino da Educação Física em uma Escola Pública. Unicamp, Campinas, 2000.
AZEVEDO, E. S.; SHIGUNOV, V. Reflexões sobre as Abordagens Pedagógicas em Educação Física. In: Kinein - Revista de Estudos do Movimento Humano, 2000.
DARIDO, S. C. Educação física na escola: questões e reflexões. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2003.
KUNZ, E. Educação física: Ensino & mudanças. Ijuí: Unijuí, 1991.
BRACHT, Valter. A Constituição Das Teorias Pedagógicas Da Educação Física Cadernos Cedes, ano XIX, nº 48, Agosto/99 <Disponível em; https://ead.ufjf.br/pluginfile.php/1025353/mod_resource/content/1/bracht.pdf >Acesso em: 19 de Setembro de 2019.
DAOLIO, Jocimar. Educação física escolar: em busca da pluralidade. Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, supl.2, p.40-42, 1996. ><Disponível em: https://ead.ufjf.br/pluginfile.php/1025355/mod_resource/content/1/daolio.pdf>< Acesso em: 19 de Setembro de 2019.
GALLAHUE, David Lee. Educação Física Desenvolvimentista. Disponível em: https://ead.ufjf.br/pluginfile.php/1025357/mod_resource/content/1/gallahue.pdf>< Acesso em: 19 de Setembro de 2019.
FARINATTI, Paulo de Tarso Veras; FERREIRA, Marcos Santos. Educação física, promoção da saúde e aptidão física: prevenção primária ou modelo de capacitação? MotusCorporis. Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 75-101, 2002. Disponível em: https://ead.ufjf.br/pluginfile.php/1025356/mod_resource/content/1/farinatti.pdf.>< Acesso em: 19 de Setembro de 2019.


sábado, 9 de novembro de 2019

Questionário PENSAMENTO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Texto da questão

No momento três, vocês preencheram em grupo várias abordagens de ensino da Educação Física com algumas características. Sendo assim, disserte de forma sucinta sobre uma delas trazendo informações como: Autor, fundamentações, motivação / objetivos, Papel do professor, conteúdo e avaliação.

Gosto muito da abordagem Educação Física de corpo inteiro que tem como principal autor João Batista Freire que utiliza como base as teorias de Piaget, ela tem como seu principal foco o desenvolvimento moto da criança, aprendizagem e construção do conhecimento tendo o professor como facilitador nesse processo, o professor se utiliza do lúdico para se obter resultados sempre se utilizando do construtivismo, o processo de avaliação é não punitivo e auto avaliação

Texto da questão

Ao longo da disciplina foram apresentadas as teorias não críticas, crítico-reprodutivista e crítica da educação. A partir desse contato, podemos afirmar que:

 

I - As teorias crítico-reprodutivistas são aquelas que somente consideram a ação da educação na sociedade, ou seja, advogam por uma educação autônoma, renegando que os fatores sociais influenciam no fenômeno educacional.

II – Uma das teorias não críticas, a pedagogia tradicional entende a educação é direito de todos e dever do estado, e que o professor era o centro do processo educativo e única referência cultural, devendo o aluno aprender com atenção as lições do mestre e realizar as atividades solicitadas disciplinadamente.

III – A pedagogia histórico-crítica entende que a educação deve objetivar uma formação voltada à reflexão e revisão de valores, a qual o coletivo sobreponha-se ao individual, dentro de um ambiente escolar democrático, que apresentem conteúdos articulados entre trabalho, ciência e cultura de incentivo à liberdade e a criação.

IV – A pedagogia nova ou “escolanovismo”, assim como a Teoria de ensino como violência simbólica, entende que: o marginalizado passa a ser aquele que não possui o capital, ou seja, as classes dominadas, marginalizados tanto culturalmente, por não terem uma cultura própria, como socialmente, por não possuírem o capital econômico.

Escolha uma:
Correto

Feedback

Texto da questão

A metodologia Crítico-Emancipatória apresenta como objetivo a emancipação do individuo, e tem a transformação didático-pedagógica das modalidades esportivas como meio para tal. Escolha uma atividade referente a uma modalidade esportiva, e modifique sua dinâmica em aspectos como regras, espaços, materiais, dentre outros, para que ela se enquadre nesta metodologia. Justifique cada modificação e sua relação com a metodologia Crítico-Emancipatória.

Podemos utilizar o Handebol como base, podemos criar o problema onde no jogo nem todos os alunos tocam na bola, consequentemente não participam ativamente do jogo, dessa forma podemos modificar o jogo para só valer o gol após todos os alunos tocarem na bola, podemos melhorar as regras e colocar maiores desafios durante a partida, os materiais necessários, seriam a quadra poliesportiva e bola de handebol.

Texto da questão

Cite três características educacionais do pensamento pedagógico tradicional da
educação e três do pensamento crítico.

Tradicional

Professor centralizador do conhecimento

Livros didáticos repletos de textos e focados na memorização do conteúdo

Avaliação focada na quantidade de informações memorizadas pelos alunos

 

Pensamento crítico

Professor mediador, gerenciado debates e promovendo questionamentos

Os materiais são relacionados com o ambiente escolar e dos alunos trazendo suas realidades para dentro da escola

A avaliação é um processo e não o resultado final

Texto da questão

Cite três características do pensamento pedagógico biologicista e três do pensamento
crítico da Educação Física.

Biologicista 

Professor-aluno com relação Técnico-Atleta

Foco no rendimento esportivo

Avaliação em performance

 

Crítico

Democratização do conhecimento

Esporte como meio de transformação social

Aluno e professor com um relação de dialogo

Texto da questão

Descreva um exemplo de atividade de aula que se caracteriza com o pensamento de
uma educação física escolar voltada ao biologicista/rendimento e uma que se
caracterize dentro do pensamento crítico.

Biologicista/Rendimento

Fazer tiros de 200m contando o tempo de cada aluno

 

Crítico 

criar equipes de atletismo fazendo a outra atividade como fator de pontos, onde os mais rápidos tenham mais pontos e os mais lentos menos pontos, criar equipes de formas iguais e criar um campeonato de corrida de meio fundo onde a equipe que fizer mais pontos ganhe, fazendo que trabalhem como equipe

Texto da questão

Cite os aspectos que autores como Farinatti, Ferreira, Devide e outros, apontam como
uma nova perspectiva da promoção da saúde na educação física escolar, também
chamada de saúde renovada.

Tem por objetivo mudar atitudes, informar e promover a prática sistemática de exercícios, para uma qualidade de vida melhor, combatendo problemas orgânicos.

Texto da questão

Associe:

Tendência Tradicional da Educação

Correto

Metodologia Esportivista/Tecnicista

Correto

Metodologia Crítico-Superadora

Correto

Metodologia Crítico-Emancipatória

Correto

Tendência Crítica na Educação

Correto

Feedback

Texto da questão

NÃO É UMA METODOLOGIA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO CAMPO CRÍTICO:

Escolha uma:
Correto
Todas as metodologias citadas se encontram no campo Crítico.

Feedback

Texto da questão

Em sua opinião, qual a importância da influência das tendências pedagógicas da Educação na Educação Física como disciplina curricular obrigatória na Educação Básica? E qual a contribuição que a Educação Física pode dar na formação escolar dos alunos?

Acho que conhecer todas as tendências e importante para a formação dos professores de Educação Física, eu mesmo nesse processo de conhecimento dentro da disciplina criei mais afinidades com algumas tendencias que em outras mas mesmo as tendências que são mais ultrapassadas podem ter alguns elementos que podem ser utilizados em situações de aula que podem contribuir com a formação dos alunos, transformando-os em pessoas melhores para que nossa sociedade evolua cada dia mais.

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Configuração laravel utilizando o WINNMP utilizando cache de js, css etc

Configuração laravel utilizando o WINNMP utilizando cache de js, css etc
    
server {
        listen  127.0.0.1:80;
 server_name  projeto.test;
 
 root  "c:/winnmp/www/projeto/public"; # locked
 
 
 ## Access Restrictions
 allow  127.0.0.1;
 deny  all;
 autoindex on;
 
 location ~ \.php$ {
  try_files $uri =404;
  include  nginx.fastcgi.conf;
  include  nginx.redis.conf;
  fastcgi_pass php_farm;
  fastcgi_hide_header X-Powered-By;
 }
 
    location / {
        try_files $uri $uri/ /index.php?$query_string;
    }
 location ~ /\.ht {
        deny all;
    }
 location ~* \.(?:jpg|jpeg|gif|png|ico|cur|gz|svg|svgz|mp4|ogg|ogv|webm|htc|svg|woff|woff2|ttf)\$ {
      expires 1M;
      access_log off;
      add_header Cache-Control "public";
    }
 location ~* \.(?:css|js)\$ {
      expires 7d;
      access_log off;
      add_header Cache-Control "public";
    }
}
  

terça-feira, 5 de novembro de 2019

400 Bad Request – Request Header Or Cookie Too Large

Erro nginx de cookie ou header muito grande
    
server {
...
large_client_header_buffers 4 16k;
... 
}
  

Remover verificação do csrf token no mesmo subdomínio no laravel via Middleware

Remover verificação do csrftoken no mesmo subdominio no laravel via Middleware Http\Middleware\VerifyCsrfToken
    
   /**
     * Verifica se a origem foi feita no mesmo subdominio
     *
     * @param  \Illuminate\Http\Request  $request
     * @return bool
     */
   protected function inExceptArray($request)
   {
    
    $dominio = explode(".", $request->getHttpHost());
    $dominio = (array_key_exists(count($dominio) - 2, $dominio) ? $dominio[count($dominio) - 2] : "").".".$dominio[count($dominio) - 1];
    if($dominio == ESOCIAL_ROOT_DOMAIN){
     return true;
    }
    return false;
   }
  

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Questionário Handebol

Questão 1


NO BRASIL, QUAL FOI O PRIMEIRO ESTADO EM QUE FOI PRATICADO O HANDEBOL?
Escolha uma:

Questão 2

Texto da questão

O __________ É O PRINCIPAL OBJETIVO DO JOGO DE HANDEBOL.

MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA QUE COMPLETE A LACUNA DA FRASE ACIMA: 
Escolha uma:
Correto

Questão 3

Texto da questão

RESPONDA VERDADEIRO OU FALSO:
ARREMESSO EM APOIO É AQUELE EM QUE O ATLETA ARREMESSA A BOLA AO GOL SEM SAIR DO CHÃO, SENDO SUA MECÂNICA DE MOVIMENTO MUITO SEMELHANTE AO PASSE DE OMBRO.
Escolha uma:
Correto

Questão 4

AS MEDIDAS OFICIAIS DA QUADRA DE HANDEBOL SÃO:
Escolha uma:
Correto

Questão 5

SÃO AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DO PIVÔ NO ATAQUE DE UM JOGO DE HANDEBOL:
Escolha uma:
Correto

Questão 6


MARQUE A ALTERNATIVA QUE NÃO CORRESPONDE A NENHUMA DAS POSIÇÕES OFENSIVAS OU DE ATAQUE DO HANDEBOL. 
Escolha uma:
Correto

Questão 7


SÃO TIPOS DE PASSE NO HANDEBOL, EXCETO:
Escolha uma:
Correto

Questão 8

MARQUE VERDADEIRO OU FALSO, DE ACORDO COM AFIRMAÇÃO A BAIXO:

NO ARREMESSO EM SUSPENSÃO O ATLETA SALTA COM AS DUAS PERNAS PARALELAS, PARA POSTERIORMENTE LANÇAR A BOLA AO GOL. 
Escolha uma:
Correto

Questão 9



SOBRE O ENGAJAMENTO NO HANDEBOL PODEMOS AFIRMAR QUE:
Escolha uma:
Correto

Questão 10

RESPONDA VERDADEIRO OU FALSO DE ACORDO COM A AFIRMAÇÃO ABAIXO:
QUANDO O GOLEIRO REALIZA UMA DEFESA E A BOLA SAI DA QUADRA PELA LINHA DE FUNDO, A POSSE DA BOLA CONTINUA COM A EQUIPE QUE REALIZOU O ARREMESSO, SENDO COBRADO O ESCANTEIO.
Escolha uma:
Correto

Questionario Handebol


Sabemos que o contra-ataque é uma estratégia de transição ofensiva que se bem executado pode beneficiar a equipe com o gol. Diante disso, responda com suas palavras:
1-    Você considera o contra-ataque importante no Handebol? Justifique sua resposta.


Sim, e uma das táticas mais utilizadas no jogo de Handebol, ela é importante pois se efetuada de maneira correta surpreende a defesa adversária e facilita o gol.


2-    De acordo com o material apresentado quais são as variações de contra-ataque no Handebol? O que acontece em cada uma delas?

Contra-ataque com ligação direta os jogadores da ponta correm diretamente para o ataque e recebem a bola em um lançamento longo.
Contra-ataque sustentado os jogadores tentam trocar a bola rapidamente para pegar a defesa adversária desprevenida, é um tipo de contra-ataque realizado quando a defesa adversária se defende rapidamente e o contra-ataque com ligação direta não é uma boa opção.



handebol nao e futebol com as maos
Meme Handebol

Plano de aula Handebol


TEMA DA AULA: Passe e recepção
FAIXA ETÁRIA DOS ALUNOS: 12 Anos
DURAÇÃO: 50 MINUTOS


CONTEÚDO
OBJETIVOS
METODOLOGIA
DESENVOLVIMENTO (Neste tópico, vocês devem explicar detalhadamente as atividades propostas para a aula)
MATERIAIS
PASSE E RECEPÇÃO
Conceitos de passe e recepção










Global
Começarei a aula com um primeiro momento de aquecimento e alongamentos onde os alunos iram correr em volta da quadra e fazer alguns alongamentos para os membros inferiores e superiores. (10 minutos)
No segundo momento separaria os alunos em grupos e em filas, dependendo da quantidade de alunos, eles começariam fazer o lançamento para da bola para o outro grupo, começando em linha reta o lançando de ombro da bola para o outro grupo, depois mudaria o exercício para lançamento de ombro em diagonal, repetindo a execução do movimento e demonstração para reforçar a dinâmica, no próximo momento alteraria as distâncias e introduziria com uma demonstração de outros tipos de passes e movimentação em quadra.(40 minutos)
Quadra de Handebol, bolas de handebol, apito e cronometro.

Aplicação Questionário Dança na Educação Física escolar


Professora: Gabrielly dos Santos Menezes
Professora 4º e 5º serie do ensino fundamental
Questionário:
1. A quanto tempo você atua na educação física escolar?
6 Anos
2. Você ensina o conteúdo Dança em suas aulas? Por que?
Não, Pois na escola que eu leciono o conteúdo não está incluso dança, apenas utilizo na época de festas juninas, onde utilizamos para criar uma apresentação
 3. Você conhece o Método Laban? Utiliza-o em suas aulas? Por que?
Conheço, Nunca sistematizei o ensino da dança nas aulas.
4. Como é realizado o ensino da Dança em suas aulas? Quais temas são abordados?
E feito apenas na época de festas juninas, ensaiamos uma apresentação em grupo, os temas são os regionais folclóricos das festas juninas
 5. Como você aborda a questão da diferença entre os gêneros nas aulas de Dança?
Eu tento sempre trazer os meninos para dançar com as meninas mas nem sempre é possível no meu caso sobram meninas sempre e essas dançam juntas mas acho que dificilmente se sobrassem meninos eles dançariam juntos.
6. Sua metodologia atende a proposta pedagógica da escola? Justifique:
Sim, a escola tende a explorar a diferença  e igualdade de gêneros onde a dança é uma excelente ferramenta para trazer essa importante questão

Plano de aula Festa Juninha, Disciplina Dança




DISCIPLINA: Dança

DURAÇÃO: 50 minutos, 2 (duas) aulas por semana durante 1 (um) bimestre 20 (vinte) aulas mais a apresentação na festa escolar

OBJETIVO GERAL:
Como estamos no mês de Junho, estaremos trabalhando o tema: Festa Junina.
O objetivo principal do projeto é enriquecer o conhecimento da turma quanto aos costumes das festas juninas.
Isso se dará através de atividades lúdicas e prazerosas, contribuindo para a socialização dos alunos utilizando a dança como ferramenta para expressão corporal e artística.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Conhecer as características das festas juninas em diferentes regiões do país;
  • Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho e ao homem do campo;
  • Compreender a história da festa junina, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos;
  • Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo;
  • Trabalho de desenvolvimento da dança e dos processos de desenvolvimento e execução da coreografia
MATERIAL UTILIZADO:
  • Músicas;
  • Caixa de som;
  • Local para ensaio
  • Roupas Típicas
  • Brincadeiras Juninas.
  • Origem da Festa Junina.

AVALIAÇÃO:
Será feita a avaliação no decorrer do projeto contando com a participação, a colaboração e a organização dos alunos durante as atividades.

DEMONSTRATIVO DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Nº de Aulas
OBJETIVOS
DESENVOLVIMENTO
2
Introdução
Compartilhar o projeto da Quadrilha com os alunos, explicando o que será feito durante o projeto, introdução a dança de quadrilha e seus conceitos
2
Jogos e brincadeiras utilizando a dança
Abordaremos nessas aulas jogos e brincadeiras utilizando a quadrilha como base, fazendo os alunos se envolverem mais com o projeto
6
Elaboração da coreografia coletiva
Será desenvolvida junto com os alunos a temática e a coreografia coletivamente com os alunos em um processo de absorção do conteúdo da dança
8
Ensaios em geral
Nas aulas será desenvolvida a temática e a coreografia desenvolvida pelos alunos com a supervisão e o apoio do professor
2
Preparativos para a apresentação
Elaboração das roupas e dos costumes feitos na quadrilha, preparativos para apresentação como enfeites, testes de som e planejamento da apresentação
1
Apresentação
Apresentação da dança e coreografia dos alunos realizada na festa junina da escola







Bibliografia

ESCOLA SÃO PAULO. CALENDÁRIO ESCOLAR 2018, 2011. Disponivel em: <http://www.escolasaopaulo.com.br/?id_pag=5>. Acesso em: 07 Junho 2018.
TODAMATÉRIA. Folclore, Quadrilha. Disponivel em: <https://www.todamateria.com.br/quadrilha/>. Acesso em: 07 Junho 2018.
WIKIPÉDIA, A ENCICLOPÉDIA LIVRE. FESTA JUNINA. Disponivel em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Festa_junina&oldid=52100442>. Acesso em: 7 Junho 2018.

Expressão ritimica e corporal

Trabalho de expressão ritimica e corporal, elaboração de uma bandinha ritimica



 

terça-feira, 29 de outubro de 2019

Historia Basquete


O Basquete é uma modalidade esportiva coletiva e tem como objetivo a marcação de pontos acertando a cesta do adversário, cada equipe é formada por 5 atletas e o jogo e disputado em uma quadra com uma cesta para cada lado, o Basquete e um esporte onde a estratégia e um dos principais determinantes para a vitória, com um foco grande na defesa e no contra ataque sendo uma modalidade com grande explosão muscular e de jogadas e raciocínio rápido.
O basquete foi criado em 1891 pelo norte-americano James Naismith, professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Springfield, como uma alternativa para a prática de esporte no inverno.
 Cada bola que entra na cesta do adversário vale 2 pontos quando arremessada de dentro da área, também chamado de garrafão, e 3 pontos quando arremessada de fora, cada equipe tem um tempo de posse de bola para arremesso. 
Mesmo sendo um esporte de grande contato físico suas faltas são marcadas rigorosamente, e os juízes acompanham de dentro e fora de quadra todos os lances. 
Utilizando o basquete como forma de aprendizagem dentro da aula de educação física podemos trabalhar vários fatores com os alunos como a cooperação, Imprevisibilidade, Complexidade e oposição, utilizando tanto os exercícios, brincadeiras e situações de jogo podemos trazer os alunos para a vivencia do esporte e a socialização e integração dos alunos, ensinando-os a estrutura de regras, estratégias e objetivos do basquete sendo aplicadas a suas vidas.

Confecção de uma barreira de atletismo



Tendo em vista a real situação das escolas publicas no Brasil, e de suma importância se pensar em abordagens alternativas para a introdução de esportes nessas escolas, a confecção de uma barreira alternativa nos da a oportunidade de desenvolver formas mais baratas e simples de introduzir a corrida com barreiras nas nossas escolas, e de se pensar o tanto de futuros atletas que perdemos todos os dias com a falta de material e de estrutura nas nossas escolas, podemos tentar contornar essas situações com a criatividade.
Pesquisamos algumas alternativas para desenvolver nossa barreira, vimos algumas que o custo seria próximo de zero, como as de garrafas pets recicladas, mas escolhemos construir uma com um custo baixo com uma qualidade superior feitas de canos de PVC, fazendo uma pesquisa superficial na internet as barreiras oficiais custam de 200,00 a mais de 1000,00 reais o que com certeza inviabilizaria o projeto de implantação da modalidade na escola, no nosso projeto gastamos.

1 Cano de PVC 20mm com 3 metros de comprimento por R$6,00
4 Cotovelos de PVC 40mm por R$ 2,20

Totalizando R$14,80
Com essa quantidade de cano daria para fazer mais umas 2 barreiras só precisaria comprar mais cotovelos, ainda utilizamos uma serra e lixa que não foram contabilizadas, pois eu já tínhamos em casa.

Para a montagem basta cortar o cano de 20mm em 4 pedaços de 50cm e 1 pedaço de 70cm para haste superior (esse valor pode mudar dependendo da necessidade), unir os 4 pedaços de 50cm com os Cotovelos formando 2 “U” e depois unir essas duas partes com os outro cotovelos na haste maior

Implementos alternativos para atletismo



Confecção de implemento para lançamento de martelo com materiais alternativos

Materiais necessários

Tesoura
Fita adesiva
Meião de futebol velho
Balão
Sacola
Meia
Sacola plástica
Areia

Modo de fazer

Molhe a areia e a coloque em uma sacola depois a amarre, logo após corte o excesso da sacola, Com uma meia encape a esfera e em seguida, encha um balão e o comprima contra a esfera, esvaziando lentamente, para que este encubra a meia, Com outro balão realize o mesmo processo, encobrindo a outra metade da esfera, Dê um nó nas pontas dos balões e corte o excesso. Em seguida, envolva a esfera com fita adesiva e a coloque dentro de um meião dando um nó, para que a esfera não saia do lugar, Faça um corte horizontal no início do meião para servir de base para o lançamento e em seguida dê um nó, envolva com fita adesiva todo o corte para formar a empunhadura do martelo, pode-se variar o peso aumentando a quantidade de areia.

Atividade Proposta martelo
Objetivo: Introdução a modalidade lançamento de martelo
Materiais: Martelos criados de materiais alternativos, trena, espaço amplo (quadra) e fita adesiva colorida para demarcação.
Avaliação: Os alunos irão conhecer as regras que incidem sobre o lançamento de martelo no Atletismo e
conhecer algumas técnicas e estratégias mais utilizadas para o lançamento de martelo.

Com o auxílio de uma trena e em um espaço bem amplo, o professor irá propor uma atividade que se aproximará de uma competição oficial. Com o martelo criado. Seguem regras a serem respeitadas:  
- Os alunos só poderão lançar de dentro do círculo de saída, que terá o diâmetro de 2 metros. Caso o aluno pise fora ou mesmo na linha do círculo no ato de lançar, sua tentativa será invalidada;  
- Cada aluno terá a oportunidade de realizar três tentativas;  
- O aluno terá liberdade na execução do lançamento podendo girar, usar uma mão ou as duas e etc.  
Vence aquele que, ao final de todos os lançamentos, obtiver a melhor distância atingida no momento em que o martelo atinge o solo (que deverá ser medida com a trena até o círculo de lançamento).  
Mesmo com os materiais adaptados, faz-se necessário observar os critérios de segurança para essa prática. Os alunos deverão ficar afastados da zona de lançamento e fora da área de queda.
Confecção de implemento para lançamento de disco com materiais alternativos
Materiais Necessários

Tesoura
Fita adesiva
Areia
Sacola plástica
2 x Pratinho de papel ou um círculo de papelão (20 cm de raio)

Coloque a areia dentro da sacola plástica, espalhando-a sobre o prato de papel, coloque o outro pratinho ou papelão por cima em seguida passe fita adesiva, fechando as bordas e envolvendo todo o material.

Atividade Proposta para o disco
Objetivo: Introdução a modalidade lançamento de disco
Materiais: disco criado de materiais alternativos, trena, espaço amplo (quadra) e fita adesiva colorida para demarcação.
Avaliação: Os alunos irão conhecer as regras que incidem sobre o lançamento de disco no Atletismo e
conhecer algumas técnicas e estratégias mais utilizadas para o lançamento de disco.

O professor criará uma situação de competição obedecendo algumas regras do desporto oficial: 

- um círculo de 2 metros e meio de diâmetro será feito no solo com fita colorida;  
- os alunos deverão lançar o disco dentro deste círculo em uma área ampla (quadra esportiva);  
- eles poderão se movimentar dentro deste espaço realizando giros;  
- cada aluno terá direito a três lançamentos;  
- aqueles que pisarem na linha demarcatória terão o seu lançamento inválido.  

O professor utilizará uma trena para marcar a distância do lançamento. Alguns alunos tomarão nota dos lançamentos, outros ficarão de árbitros e outros lançarão. As funções são trocadas realizado-se um rodízio. Vence aquele que conseguir a maior distância.