sábado, 9 de novembro de 2019

Questionário PENSAMENTO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Texto da questão

No momento três, vocês preencheram em grupo várias abordagens de ensino da Educação Física com algumas características. Sendo assim, disserte de forma sucinta sobre uma delas trazendo informações como: Autor, fundamentações, motivação / objetivos, Papel do professor, conteúdo e avaliação.

Gosto muito da abordagem Educação Física de corpo inteiro que tem como principal autor João Batista Freire que utiliza como base as teorias de Piaget, ela tem como seu principal foco o desenvolvimento moto da criança, aprendizagem e construção do conhecimento tendo o professor como facilitador nesse processo, o professor se utiliza do lúdico para se obter resultados sempre se utilizando do construtivismo, o processo de avaliação é não punitivo e auto avaliação

Texto da questão

Ao longo da disciplina foram apresentadas as teorias não críticas, crítico-reprodutivista e crítica da educação. A partir desse contato, podemos afirmar que:

 

I - As teorias crítico-reprodutivistas são aquelas que somente consideram a ação da educação na sociedade, ou seja, advogam por uma educação autônoma, renegando que os fatores sociais influenciam no fenômeno educacional.

II – Uma das teorias não críticas, a pedagogia tradicional entende a educação é direito de todos e dever do estado, e que o professor era o centro do processo educativo e única referência cultural, devendo o aluno aprender com atenção as lições do mestre e realizar as atividades solicitadas disciplinadamente.

III – A pedagogia histórico-crítica entende que a educação deve objetivar uma formação voltada à reflexão e revisão de valores, a qual o coletivo sobreponha-se ao individual, dentro de um ambiente escolar democrático, que apresentem conteúdos articulados entre trabalho, ciência e cultura de incentivo à liberdade e a criação.

IV – A pedagogia nova ou “escolanovismo”, assim como a Teoria de ensino como violência simbólica, entende que: o marginalizado passa a ser aquele que não possui o capital, ou seja, as classes dominadas, marginalizados tanto culturalmente, por não terem uma cultura própria, como socialmente, por não possuírem o capital econômico.

Escolha uma:
Correto

Feedback

Texto da questão

A metodologia Crítico-Emancipatória apresenta como objetivo a emancipação do individuo, e tem a transformação didático-pedagógica das modalidades esportivas como meio para tal. Escolha uma atividade referente a uma modalidade esportiva, e modifique sua dinâmica em aspectos como regras, espaços, materiais, dentre outros, para que ela se enquadre nesta metodologia. Justifique cada modificação e sua relação com a metodologia Crítico-Emancipatória.

Podemos utilizar o Handebol como base, podemos criar o problema onde no jogo nem todos os alunos tocam na bola, consequentemente não participam ativamente do jogo, dessa forma podemos modificar o jogo para só valer o gol após todos os alunos tocarem na bola, podemos melhorar as regras e colocar maiores desafios durante a partida, os materiais necessários, seriam a quadra poliesportiva e bola de handebol.

Texto da questão

Cite três características educacionais do pensamento pedagógico tradicional da
educação e três do pensamento crítico.

Tradicional

Professor centralizador do conhecimento

Livros didáticos repletos de textos e focados na memorização do conteúdo

Avaliação focada na quantidade de informações memorizadas pelos alunos

 

Pensamento crítico

Professor mediador, gerenciado debates e promovendo questionamentos

Os materiais são relacionados com o ambiente escolar e dos alunos trazendo suas realidades para dentro da escola

A avaliação é um processo e não o resultado final

Texto da questão

Cite três características do pensamento pedagógico biologicista e três do pensamento
crítico da Educação Física.

Biologicista 

Professor-aluno com relação Técnico-Atleta

Foco no rendimento esportivo

Avaliação em performance

 

Crítico

Democratização do conhecimento

Esporte como meio de transformação social

Aluno e professor com um relação de dialogo

Texto da questão

Descreva um exemplo de atividade de aula que se caracteriza com o pensamento de
uma educação física escolar voltada ao biologicista/rendimento e uma que se
caracterize dentro do pensamento crítico.

Biologicista/Rendimento

Fazer tiros de 200m contando o tempo de cada aluno

 

Crítico 

criar equipes de atletismo fazendo a outra atividade como fator de pontos, onde os mais rápidos tenham mais pontos e os mais lentos menos pontos, criar equipes de formas iguais e criar um campeonato de corrida de meio fundo onde a equipe que fizer mais pontos ganhe, fazendo que trabalhem como equipe

Texto da questão

Cite os aspectos que autores como Farinatti, Ferreira, Devide e outros, apontam como
uma nova perspectiva da promoção da saúde na educação física escolar, também
chamada de saúde renovada.

Tem por objetivo mudar atitudes, informar e promover a prática sistemática de exercícios, para uma qualidade de vida melhor, combatendo problemas orgânicos.

Texto da questão

Associe:

Tendência Tradicional da Educação

Correto

Metodologia Esportivista/Tecnicista

Correto

Metodologia Crítico-Superadora

Correto

Metodologia Crítico-Emancipatória

Correto

Tendência Crítica na Educação

Correto

Feedback

Texto da questão

NÃO É UMA METODOLOGIA DE ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA DO CAMPO CRÍTICO:

Escolha uma:
Correto
Todas as metodologias citadas se encontram no campo Crítico.

Feedback

Texto da questão

Em sua opinião, qual a importância da influência das tendências pedagógicas da Educação na Educação Física como disciplina curricular obrigatória na Educação Básica? E qual a contribuição que a Educação Física pode dar na formação escolar dos alunos?

Acho que conhecer todas as tendências e importante para a formação dos professores de Educação Física, eu mesmo nesse processo de conhecimento dentro da disciplina criei mais afinidades com algumas tendencias que em outras mas mesmo as tendências que são mais ultrapassadas podem ter alguns elementos que podem ser utilizados em situações de aula que podem contribuir com a formação dos alunos, transformando-os em pessoas melhores para que nossa sociedade evolua cada dia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário