CONCEPÇÃO TRADICIONAL
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ESCOLANOVISMO
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TECNICISMO
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ABORDAGEM SÓCIO CULTURAL (VYGOSTSKY)
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ABORDAGEM
CONSTRUTIVISTA-INTERACIONISTA
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PERSPECTIVA CRÍTICA
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PERSPECTIVA PÓS-CRÍTICA
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CARACTERÍSTICAS
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Ênfase no conteúdo. O professor é o
transmissor do conhecimento. Rigidez quanto a normas e conduta disciplinar.
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O aluno é o centro e há uma
preocupação com a natureza psicológica da criança É sugerido um não-diretivismo,
sendo o professor o facilitador da aprendizagem O aluno torna-se
mais ativo exigindo uma nova metodologia;
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processo educativo objetivo e
operacional
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Através do diálogo a relação
educador-educando deixa de ser uma doação ou imposição, mas uma relação
horizontal, eliminando as fronteiras entre os sujeitos. (Freire, 1979, p.68)
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a construção do conhecimento se
desenvolve através da adaptação, que ocorre a partir da interação do
indivíduo com estímulos recebidos do meio ambiente, que gera um processo de
assimilação e acomodação e cria um esquema, que é uma estrutura intelectual
para resolver problemas
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excelência das necessárias mudanças
sociais, habilitando assim o estudante para sua entrada no universo adulto,
bem como o estimula a atuar no interior de uma comunidade
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algo que produz uma relação de
gêneros, pois predomina a cultura patriarcal. Essa teoria critica a
desvalorização do desenvolvimento cultural e histórico de alguns grupos
étnicos e os conceitos da modernidade, como razão e ciência. Outra
perspectiva desse currículo é a fundamentação no pós-estruturalismo que
acredita que o conhecimento é algo incerto e indeterminado. Questiona também
o conceito de verdade, já que leva em consideração o processo pelo qual algo
se tornou verdade.
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OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO
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promover uma formação puramente moral
e intelectual, lapidando o aluno para a convivência social, tendo como
pressuposto a conservação da sociedade em seu estado atual
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objetivos concentrados no aluno.
Buscar uma sociedade mais justa e igualitária, na qual caberia à educação
adaptar os estudantes ao seu ambiente socia
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preparar profissionais para o mercado de
trabalho a partir de métodos de ensino
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Para Vygotsky, a aprendizagem sempre
inclui relações entre pessoas. Ele defende a idéia de que não há um
desenvolvimento pronto e previsto dentro de nós que vai se atualizando
conforme o tempo passa. O desenvolvimento é pensado como um processo, onde
estão presentes a maturação do organismo, o contato com a cultura produzida
pela humanidade e as relações sociais que permitem a aprendizagem.
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possibilitar situações que se tornem
concretas nos diversos aspectos da vida do aluno, indo além
do senso comum, mantendo os objetivos e conteúdos em mente buscando o direcionamento para alcançá-los, criando situações de ensino fundamentadas numa orientação de ação comum, |
uma democratização do conhecimento e
do aprendizado; assim, os menos favorecidos socialmente têm acesso aos mesmos
saberes que serão administrados às camadas privilegiadas da sociedade; eles
não são excluídos, a pretexto de ter sua cultura respeitada pelas demais
classes sociais;
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adaptar ao contexto específico dos
estudantes para que o aluno compreendesse nos costumes e práticas do outro
uma relação de diversidade e respeito.
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OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
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educar o corpo para a produção,
promover saúde e educar para hábitos saudáveis, higiênicos. O corpo é
igualado a uma estrutura mecânica. O corpo não pensa, é pensado.
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condições sociais dos indivíduos,
levando em conta principalmente aqueles que se encontram desajustado |
valoriza-se o corpo máquina, onde o
corpo é programado para suportar e produzir com mais velocidade em menos
tempo e com pouco gasto de energia.
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O proporcionar a prática e o “pensar
a prática”
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desenvolvimento de habilidades que permitem
se expressar no mundo, através da interação com o meio, com foco na crianção
de conflitos e resolução de problemas motores.
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Caracteriza-se pela transformação didática do esporte. Busca romper
com o modelo predominante do esporte/ aptidão física praticado nas aulas de
educação física.
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utiliza como ponto de apoio o
discurso da justiça social, e valoriza a questão da contextualização dos
fatos e do resgate histórico. Deve relacionar os conteúdos da Cultura
Corporal como esportes, jogos, danças, lutas e outros, com importantes temas
atuais da sociedade
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PAPEL DO PROFESSOR
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Marcado pelo autoritarismo. Somente o
professor possui conhecimento para ensinar, o papel do aluno é o de receber o
conhecimento transmitido pelo professor. O silêncio em sala de aula é imposto
pela autoridade docente.
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O professor deve se esforçar por despertar o
interesse e provocar a curiosidade, ensino espontâneo, facilitador da
aprendizagem
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O diálogo entre professor e alunos
era apenas técnica, com o intuito de transmitir o conhecimento de maneira
eficaz treinador – atleta
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questionar com o aluno, valorizando a
linguagem e cultura deste, criando condições para que cada um dos alunos
analise seu contexto criando cultura. Somente através do diálogo será
possível democratizar a cultura. Todas as ações de um professor são
orientadas pela forma como vê o mundo, pelos objetivos que pretende atingir,
pela sua concepção de educação.
No ensino-aprendizagem há busca de superação da relação opressor oprimido |
o professor deve levar em conta o conhecimento
que o aluno já possui, que ele adquiriu através da interação com o meio
social e cultural no qual ele vive. O professor é
o facilitador, o mediador do processo de aprendizagem, não deve interferir na
solução dos problemas criadas pelos alunos.
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gerar um ambiente no qual o aprendiz
possa interagir com o aprendizado
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Deve relacionar os conteúdos com
importantes temas atuais da sociedade, como trabalho e renda, meio ambiente,
mobilidade urbana, saúde
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CARACTERÍSTICAS DA ORGANIZAÇÃO E
PLANEJAMENTO DOS CONTEÚDOS
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Centrado nos livros de texto repletos
de conteúdos informativos e conceptuais, fragmentados de forma a serem mais
facilmente memorizados.
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O conteúdo precisa ser compreendido e
não decorado; - A abstração é um processo a ser atingido pelo próprio aluno a
partir da experiência; - O produto é menos importante que o processo do
conhecimento;
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embasados na objetividade do conhecimento e
os métodos eram programados passo-a-passo, com uso de livros didáticos,
principalmente.
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Atraves de um tema Gerador que
objetiva explicitar o pensamento do homem sobre a realidade e a sua ação
sobre ela, o que constitui a práxis.
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importância ao contexto em que se aprende.
Foco em atividades de grupo, na linguagem e no relacionamento interpessoal.
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conteúdos que estão perfeitamente
adequados à realidade vivida socialmente pelo aluno
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Pedagógico Contínuo Progressão do
aprendizado
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AVALIAÇÃO
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A forma de promoção é a avaliação, que mede
a quantidade de conhecimento que foi memorizada. Quem não alcança a pontuação
mínima é reprovado e deve cursar a mesma série novamente.
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um processo válido para o aluno e não
para o professor; - Constitui apenas uma das etapas da aprendizagem e não o
seu centro ou fim; - Não deve visar só os aspectos intelectuais mas também
atitudes e habilidades; - Valoriza a cooperação e solidariedades;
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pautada na verificação formal,
analisando a realização dos objetivos propostos.
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autoavaliação e/ou avaliação mútua e
permanente da prática educativa por professor e alunos
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não-punitiva e vinculada ao processo
de construção do conhecimento ou desenvolvimento de habilidades, não é
padronizada buscando um determinado resultado ideal. Dessa forma, a avaliação
considera o estágio inicial do aluno e seu desenvolvimento, considerando o
erro parte do processo de aprendizagem, e não a condenação do aluno. O
processo de auto avaliação pode ser utilizado.
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como parte
do processo e não um fim em si mesmo |
Avaliação Crítica
Normas e Regras |
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CONCEPÇÃO RELACIONADA A EDUCAÇÃO
FÍSICA
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construção de corpos saudáveis tornando
possível uma adaptação ao processo produtivo da sociedade
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Diretriz de ensino utilitária promoção de “exercícios
sintéticos”, pois esses estão intimamente
associados ao “desenvolvimento da personalidade integral” |
Focado no rendimento.
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ir além dos objetivos teóricos e
práticos, precisa também fornecer meios para que os estudantes possam
refletir, discutir, construir e reconstruir e não apenas vivenciar ou encenar
uma prática corporal.
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professor deve criar conflitos, mostrar
outros pontos de vista, sugerir outros conceitos, criar problemas a serem
resolvidos, e através da interação do aluno com o meio (as atividades, os
jogos, brincadeiras, esportes, o espaço, os acessórios, outros alunos e
professor) ele vai desenvolver o conhecimento e as habilidade motoras,
afetivas e cognitivas.
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Formação Crítica Capacitação Técnica Incentivar/ Compreender os meios
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Organização e Entendimento da realidade
Iniciação do Conhecimento
Ampliação do conhecimento
Sistematizaçao do Conhecimento
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