quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Teorias educacionais aplicadas a Educação Física




CONCEPÇÃO TRADICIONAL
ESCOLANOVISMO
TECNICISMO
ABORDAGEM SÓCIO CULTURAL (VYGOSTSKY)
ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA-INTERACIONISTA
PERSPECTIVA CRÍTICA
PERSPECTIVA PÓS-CRÍTICA
CARACTERÍSTICAS
Ênfase no conteúdo. O professor é o transmissor do conhecimento. Rigidez quanto a normas e conduta disciplinar.
O aluno é o centro e há uma preocupação com a natureza psicológica da criança            É sugerido um não-diretivismo, sendo o professor o facilitador da aprendizagem                            O aluno torna-se mais ativo exigindo uma nova metodologia;
processo educativo objetivo e operacional
Através do diálogo a relação educador-educando deixa de ser uma doação ou imposição, mas uma relação horizontal, eliminando as fronteiras entre os sujeitos. (Freire, 1979, p.68)
a construção do conhecimento se desenvolve através da adaptação, que ocorre a partir da interação do indivíduo com estímulos recebidos do meio ambiente, que gera um processo de assimilação e acomodação e cria um esquema, que é uma estrutura intelectual para resolver problemas
excelência das necessárias mudanças sociais, habilitando assim o estudante para sua entrada no universo adulto, bem como o estimula a atuar no interior de uma comunidade
algo que produz uma relação de gêneros, pois predomina a cultura patriarcal. Essa teoria critica a desvalorização do desenvolvimento cultural e histórico de alguns grupos étnicos e os conceitos da modernidade, como razão e ciência. Outra perspectiva desse currículo é a fundamentação no pós-estruturalismo que acredita que o conhecimento é algo incerto e indeterminado. Questiona também o conceito de verdade, já que leva em consideração o processo pelo qual algo se tornou verdade.
OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO
promover uma formação puramente moral e intelectual, lapidando o aluno para a convivência social, tendo como pressuposto a conservação da sociedade em seu estado atual
objetivos concentrados no aluno. Buscar uma sociedade mais justa e igualitária, na qual caberia à educação adaptar os estudantes ao seu ambiente socia
 preparar profissionais para o mercado de trabalho a partir de métodos de ensino
Para Vygotsky, a aprendizagem sempre inclui relações entre pessoas. Ele defende a idéia de que não há um desenvolvimento pronto e previsto dentro de nós que vai se atualizando conforme o tempo passa. O desenvolvimento é pensado como um processo, onde estão presentes a maturação do organismo, o contato com a cultura produzida pela humanidade e as relações sociais que permitem a aprendizagem.
possibilitar situações que se tornem concretas nos diversos aspectos da vida do aluno, indo além
do senso comum, mantendo os objetivos e conteúdos em mente buscando o direcionamento para
alcançá-los, criando situações de ensino fundamentadas numa orientação de ação comum,
uma democratização do conhecimento e do aprendizado; assim, os menos favorecidos socialmente têm acesso aos mesmos saberes que serão administrados às camadas privilegiadas da sociedade; eles não são excluídos, a pretexto de ter sua cultura respeitada pelas demais classes sociais;
adaptar ao contexto específico dos estudantes para que o aluno compreendesse nos costumes e práticas do outro uma relação de diversidade e respeito.
OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
educar o corpo para a produção, promover saúde e educar para hábitos saudáveis, higiênicos. O corpo é igualado a uma estrutura mecânica. O corpo não pensa, é pensado.
condições sociais dos indivíduos,
levando em conta principalmente aqueles que se encontram desajustado
valoriza-se o corpo máquina, onde o corpo é programado para suportar e produzir com mais velocidade em menos tempo e com pouco gasto de energia.
O proporcionar a prática e o “pensar a prática”
 desenvolvimento de habilidades que permitem se expressar no mundo, através da interação com o meio, com foco na crianção de conflitos e resolução de problemas motores.
Caracteriza-se pela transformação didática do esporte. Busca romper com o modelo predominante do esporte/ aptidão física praticado nas aulas de educação física.
utiliza como ponto de apoio o discurso da justiça social, e valoriza a questão da contextualização dos fatos e do resgate histórico. Deve relacionar os conteúdos da Cultura Corporal como esportes, jogos, danças, lutas e outros, com importantes temas atuais da sociedade
PAPEL DO PROFESSOR
Marcado pelo autoritarismo. Somente o professor possui conhecimento para ensinar, o papel do aluno é o de receber o conhecimento transmitido pelo professor. O silêncio em sala de aula é imposto pela autoridade docente.
 O professor deve se esforçar por despertar o interesse e provocar a curiosidade, ensino espontâneo, facilitador da aprendizagem
O diálogo entre professor e alunos era apenas técnica, com o intuito de transmitir o conhecimento de maneira eficaz             treinador – atleta
questionar com o aluno, valorizando a linguagem e cultura deste, criando condições para que cada um dos alunos analise seu contexto criando cultura. Somente através do diálogo será possível democratizar a cultura. Todas as ações de um professor são orientadas pela forma como vê o mundo, pelos objetivos que pretende atingir, pela sua concepção de educação.
No ensino-aprendizagem há busca de superação da relação opressor oprimido
 o professor deve levar em conta o conhecimento que o aluno já possui, que ele adquiriu através da interação com o meio social e cultural no qual ele vive.                               O professor é o facilitador, o mediador do processo de aprendizagem, não deve interferir na solução dos problemas criadas pelos alunos.
gerar um ambiente no qual o aprendiz possa interagir com o aprendizado
Deve relacionar os conteúdos com importantes temas atuais da sociedade, como trabalho e renda, meio ambiente, mobilidade urbana, saúde
CARACTERÍSTICAS DA ORGANIZAÇÃO E PLANEJAMENTO DOS CONTEÚDOS
Centrado nos livros de texto repletos de conteúdos informativos e conceptuais, fragmentados de forma a serem mais facilmente memorizados.
O conteúdo precisa ser compreendido e não decorado; - A abstração é um processo a ser atingido pelo próprio aluno a partir da experiência; - O produto é menos importante que o processo do conhecimento;
 embasados na objetividade do conhecimento e os métodos eram programados passo-a-passo, com uso de livros didáticos, principalmente.
Atraves de um tema Gerador que objetiva explicitar o pensamento do homem sobre a realidade e a sua ação sobre ela, o que constitui a práxis.
 importância ao contexto em que se aprende. Foco em atividades de grupo, na linguagem e no relacionamento interpessoal.
conteúdos que estão perfeitamente adequados à realidade vivida socialmente pelo aluno
 Pedagógico Contínuo                           Progressão do aprendizado
AVALIAÇÃO
 A forma de promoção é a avaliação, que mede a quantidade de conhecimento que foi memorizada. Quem não alcança a pontuação mínima é reprovado e deve cursar a mesma série novamente.
um processo válido para o aluno e não para o professor; - Constitui apenas uma das etapas da aprendizagem e não o seu centro ou fim; - Não deve visar só os aspectos intelectuais mas também atitudes e habilidades; - Valoriza a cooperação e solidariedades;
pautada na verificação formal, analisando a realização dos objetivos propostos.
autoavaliação e/ou avaliação mútua e permanente da prática educativa por professor e alunos
não-punitiva e vinculada ao processo de construção do conhecimento ou desenvolvimento de habilidades, não é padronizada buscando um determinado resultado ideal. Dessa forma, a avaliação considera o estágio inicial do aluno e seu desenvolvimento, considerando o erro parte do processo de aprendizagem, e não a condenação do aluno. O processo de auto avaliação pode ser utilizado.
 como parte
do processo e não um fim em si mesmo
 Avaliação Crítica       
            Normas e Regras
CONCEPÇÃO RELACIONADA A EDUCAÇÃO FÍSICA
 construção de corpos saudáveis tornando possível uma adaptação ao processo produtivo da sociedade
Diretriz de ensino utilitária           promoção de “exercícios sintéticos”, pois esses estão intimamente
associados ao “desenvolvimento da personalidade integral”
Focado no rendimento.
ir além dos objetivos teóricos e práticos, precisa também fornecer meios para que os estudantes possam refletir, discutir, construir e reconstruir e não apenas vivenciar ou encenar uma prática corporal.
 professor deve criar conflitos, mostrar outros pontos de vista, sugerir outros conceitos, criar problemas a serem resolvidos, e através da interação do aluno com o meio (as atividades, os jogos, brincadeiras, esportes, o espaço, os acessórios, outros alunos e professor) ele vai desenvolver o conhecimento e as habilidade motoras, afetivas e cognitivas.
 Formação Crítica        Capacitação Técnica   Incentivar/ Compreender os meios
 Organização e Entendimento da realidade                                                   Iniciação do Conhecimento               Ampliação do conhecimento           Sistematizaçao do Conhecimento

REFERÊNCIAS

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