sábado, 19 de outubro de 2019

Avaliação software educacional GEOGEBRA

Nome e Autor
Geogeobra, Markus Hohenwarter

Marca e Idioma:
Originalmente em inglês, traduzido para português.

Conteúdos abordados:
GeoGebra é um programa de matemática dinâmica, feito com o intuito de ser utilizado em sala de aula, o qual junta aritmética, álgebra, geometria e cálculo. O GeoGebra possibilita o desenho de pontos, vetores, segmentos, linhas e funções, e ainda, a alteração dinâmica deles, assim que terminados.

Com o GeoGebra também é possível inserir equações e coordenadas diretamente nos gráficos. Além disso, ele consegue lidar com variáveis de números, vetores e pontos, achar derivadas, integrais de funções e, até mesmo, oferece diversos comandos para a resolução de contas.

Público alvo:
Para todos os alunos de matemática, como o geogebra trabalha desde aritmética até cálculo o software pode ser utilizado por diversos alunos de matemática

 

Documentação

1.      Ficha técnica clara e objetiva:

2.      Manual do professor com sugestões para o uso:


3.   Ajuda online:

Sim, pode utilizar o fórum ou ainda os FAQs no site

 

Aspectos Pedagógicos

1.      Facilidade no acesso às informações: O GeoGebra tem uma grande comunidade de usuários ao redor do mundo facilitando muito o acesso a informações e conteúdos expecificos.

2.      Adequado a faixa etária: não a uma só faixa etária, o programa e feito para abordar vários tópicos da matemática.

3.      Clareza nas informações: Sim, Todas as informações do programa são simples e objetivas, bem fácil de ser explorado.

4.      Forma de exercícios: Exercícios propostos ou exemplificados como são feitos em sala de aula. Ex: Determine o ponto médio entre A=(-4,1) e B=(-2,5).

 

Interface

1.      Facilidade de uso: Sim, Software muito simples e intuitivo.
2.      Interatividade com o usuário: Não, Software feito para receber comando do usuário, no máximo da dicas e ajuda
3.      Qualidade de áudios, gráficos e animações: aceitáveis, poderia ter mais opções para gráficos.
4.      Recursos de avançar e recuar: Sim. Pode ser utilizado várias abas e o usuário pode desfazer a ação.
5.      Adaptação ao usuário:O usuário pode criar novos atalhos.

Conteúdos
1.      Fidelidade ao objeto: Atende o objetivo proposto? descreva
2.      Coerência de apresentação do conteúdo: sim ou não e justifique
3.      Correção dos exercícios: sim ou não e descreva
4.      Organização dos conteúdos: descreva
5.      Promove a criatividade e motivação do usuário: sim ou não descreva

Feedback
1.      Qualidade da motivação: existe motivação? Não existe, a motivação deve partir do professor.
2.      Forma de feedback: existe feedback? Também deve ser dado o feedback pelo professor.

 

Aspecto Técnico

1.      Instalação: fácil instalar?  Muito Fácil em qualquer sistema operacional
2.      Manipulação: Fácil ou não? Como? Fácil, muito intuitivo
3.      Apresentação visual: Simples mas bem completo.
4.      Controle dos comandos: Com atalhos ou por ícones.

 

Avaliação

1.      Forma de avaliação: possui? Não possui.
2.      Tempo destinado a respostas:  Não possui.
3.      Forma de correção do erro: apresenta forma de correção de erro? Qual?Não possui.
4.      Orientação em caso de erro: apresenta? Qual? Não possui.

 

Aspectos Gerais

1.      Alcança os objetivos propostos: Sim, excelente ferramenta para demostrações matemáticas.
2.      Contribui para a aprendizagem dos conteúdos apresentados: Sim, o software pode estender e amplificar a sala de aula.
3.      Preço compatível: software open source.

Caso de racismo, preconceito ou discriminação na internet


O link da Noticia pode ser visto através do site G1



Infelizmente a internet como meio de comunicação rápido e em algumas vezes anônimo trás seu lado negro com a demonstração de casos de racismo e preconceito pela web e o caso retratado pelo site de noticias G1, no Paraná, Estudante se ofende com publicação na internet e denuncia racismo, o rapaz suspeito de publicar o conteúdo disse que foi "brincadeira". O Caso aconteceu em Irati, na região central do estado do Paraná. O estudante que sentiu vitima  procurou a polícia para registrar um Boletim de Ocorrência (B.O) sobre um caso, que segundo ele, configurou como racismo.
João Vitor dos Reis Neto contou que se ofendeu com uma publicação em um site de compra e venda de mercadorias que dizia: "Promoção do dia. Negro Africano Legítimo, Único dono, bom estado de saúde". Neto relatou que acredita que a publicação tenha sido feita por um amigo, que compartilhou o link na página de relacionamento dele. Essa Notícia demonstra como o preconceito na internet e feito sem medidas de conseqüência, pessoas "anônimas" sentem o direito de fazer insultos a outras pessoas e tentam se safar falando que e apenas uma brincadeira, mas na internet não existe brincadeira, quem fez a publicação ou anuncio deve ser responsável por aquilo que foi dito e mostrado ao mundo todo, pois na internet não existem fronteiras, o que sempre e visto como um ponto positivo.

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Lei de Crimes na Internet nº 12.737


A Lei de Crimes na Internet nº 12.737, de 30 de novembro de 2012, foi criada com o intuito de criminalizar ações consideradas ilícitas na rede mundial de computadores e, posteriormente, apelidada de “Lei Carolina Dieckmann”, porque na época em que o projeto tramitava na Câmara de Deputados, a atriz teve fotos pessoais divulgadas na internet, sem autorização ou consentimento da mesma. A nova lei classifica como crime justamente casos como esse, em que há a invasão de computadores, tablets ou smartphones, conectados ou não à internet, com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações. As penas previstas variam de três meses a dois anos de prisão, a depender da gravidade do caso. Um fato interessante é que os condenados podem ter a pena aumentada em caso de agravantes, como obter benefícios financeiros ou invadir dados de autoridades como o presidente da República ou qualquer um dos Três Poderes. A lei define também que o crime existe quando o usuário não autoriza o acesso ao aparelho ou quando o criminoso "instala vulnerabilidades para obter vantagem ilícita". A pena nesses casos é de três meses a um ano de detenção, além de multa. Também está prevista punição de seis meses a dois anos de reclusão, além de multa, para quem obtiver dados "de comunicações eletrônicas privadas, segredos comerciais ou industriais, informações sigilosas", após a invasão ou controle da máquina invadida remotamente. Especialistas consideraram a punição branda, durante debate sobre a nova legislação em março deste ano na Federação de Comércio de Bens em São Paulo. A pena para quem comete crimes cibernéticos -- que prevê de três meses a dois anos, além de multa -- deveria ser mais severa. "Em 90% dos casos de pessoas sem antecedentes criminais, a pena pode ser revertida em doação de cestas básicas". Um caso semelhante, como o da atriz americana Scarlett Johansson, em 2011, rendeu ao criminoso, Christopher Chaney, dez anos de prisão, além dos 76 mil dólares a cada uma das vítimas de seus atos. Outro problema apontado por especialistas em direito digital é a lei definir que o infrator deve romper algum tipo de barreira de segurança para que haja crime, o que impedirá a punição a quem usa computadores de terceiros. Por exemplo, um colega de trabalho que se aproveite da ausência do usuário do computador, que não deixou a máquina travada com senha, para roubar dados.
A Lei nº 12.327 alterou também a denominação do crime do art. 266 do Código Penal, acrescentando que a interrupção de serviço telemático ou de informação de utilidade pública, bem como impedir ou dificultar-lhe o restabelecimento também é crime. Essa interrupção ou impedimento pode ser realizada de várias formas (crime de forma livre), por exemplo, a destruição física de uma determinada rede. Mas também pode ser feita mediante um ataque virtual, o qual também está contemplado pela alteração legislativa. Portanto, hoje, no Brasil, é crime a conduta denominada ataque de denegação de serviço (DOS/DDOS). O DOS (denial of service) não constitui geralmente uma invasão de sistema alvo, mas uma sobrecarga de acessos que fazem com que o fluxo de dados da rede seja interrompido. É chamado de ataque de denegação de serviço difundido ou DDOS (distributed denial of service) quando o criminoso infunde por meio de seu computador (mestre) vulnerabilidades ou programas maliciosos em vários computadores (zumbis), fazendo com que, contra a vontade ou mesmo sem que os usuários afetados percebam, acessem simultaneamente ou sequencialmente o serviço que pretende ser travado.

Referências Bibliográficas:
BRASIL. Lei nº 12.737, de 30 de novembro de 2012. Dispões Sobre a Tipificação Criminal de Delitos Informáticos. Brasília, DF, 2012.
PEREIRA, L. 'Lei Carolina Dieckmann' entra em vigor, entenda o que muda. Olhar Digital, São Paulo. 2013 Disponível em: <http://olhardigital.uol.com.br/noticia/lei-carolina-dieckmann-entra-em-vigor;-entenda-o-que-muda/33515>. Acesso em: 07 de abril de 2014.
SCORTEGAGNA, Liamara. Informática e Sociedade. Material Didático – Curso de Licenciatura em Computação da UFJF. Juiz de Fora – MG, 2014.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

A criação e a popularização da Internet possibilitaram uma revolução na disponibilização e no acesso à informação e ao conhecimento social, científico e tecnológico construído pelo homem. Isto leva a criação de uma nova cultura de interação com novas formas de comunicação e relacionamento humano.


- Quem demandou a criação da Internet (sociedade, ciência ou tecnologia)? - A Internet determinou mudanças na sociedade e na ciência? Quais? - A sociedade e a ciência determinaram mudanças e evolução na Internet? Quais? - Existem influências mútuas entre sociedade, ciência e tecnologia, a partir da popularização da Internet? Quais? - Por que esse exemplo demonstra a relação dialética entre sociedade, ciência e tecnologia?




No começo a internet era um meio tecnológico com intuito acadêmico e militar, mais com o passar do tempo a sociedade foi absorvendo essa tecnologia para hoje ser um bem de consumo, uma necessidade básica para todo cidadão, um meio de informação, cultura, lazer e conhecimento.

A Internet hoje com o poder das redes sociais e da globalização faz com que as informações cheguem praticamente instantaneamente, com isso faz o poder do povo da democracia ser mais forte, um exemplo claro e o caso da ditadura do Egito que por meio da internet ganhou uma força enorme.

A sociedade determina as tendencias de evolução da internet a web 2.0 e 3.0, redes sociais e vida online fazem com que a internet siga um rumo, mais também a outras tendencias, pois a internet e um nicho para todos

Acho que a sociedade, ciência e tecnologia gostariam que a inclusão digital chegasse a 100% da população pois todos ganhariam com isso, a sociedade por ter as pessoas com mais conhecimento e mais acesso, a ciência por poder ter dados mais completos e com o uso constante a tecnologia sempre estaria evoluindo pois não a necessidade de tecnologia se não tem quem utilizar.

A principal vantagem da Revolução Digital é refletida na produção industrial: a tecnologia torna a produção mais rápida e maior e, sendo assim, o resultado final é um produto mais barato e com maior qualidade.

As desvantagens que a Revolução tecnológica traz são de tal forma preocupantes que quase superam as vantagens, uma delas é a poluição que, se não for controlada a tempo, evolui para um quadro irreversível. Outra desvantagem é quanto ao desemprego gerado pelo uso intensivo das máquinas na indústria, na agricultura e no comércio. A este tipo de desemprego, no qual o trabalho do homem é substituído pelo trabalho das máquinas, denominado desemprego estrutural.

Questionário Sistemas Operacionais

Existem no mercado diversos sistemas operacionais. Alguns mais conhecidos e outros nem tanto. O que os torna diferentes? Por que escolher um ou outro? Vamos discutir as características destes sistemas.




Hoje em dia temos vários Sistemas Operacionais para as Varias Plataformas e arquiteturas de computadores disponíveis

Nos Computadores Domésticos (Desktops, Laptops)
temos o Windows da microsoft com suas várias versões, (95, 98, 2000, ME, XP, Vista, 7) O Linux que e mantido pela comunidade e tem seu código fonte aberto e livre sendo gratuito e com seu Kernel recompilado em diversas distribuições cada uma voltada para um proposito (Ubuntu, kurumin, slackware, gentoo, red hat, suse ...) e o MacOS da Apple que e utilizado nos computadores da mesma tendo a Mac OS X v10.7 "Lion" a mais nova versão lançada recentemente com várias novas funcionalidades.

Nos servidores temos os Windows da Microsoft com seu preço caro e com sua "Confiabilidade" Seu mais fácil suporte e melhor utilização como em todos os sistemas operacionais da Microsoft
O Linux também tem grande parte dos sistemas operacionais dos servidores, chegando a ter mais servidores em alguns casos que a microsoft, como e livre e tem o código fonte aberto o Linux e uma vantagem, o custo de manutenção e de implementação pode ser mais alto mais a estabilidade também e maior lembrando que vários distribuições do linux são gratuitas oque pode deixar a implementação na mesma com a microsoft.

Ainda temos os Sistemas Operacionais para dispositivos moveis Hoje os Smartphones e os Tablets
Aqui são as três frentes novamente, Linux, Windows(FUTURO) e APPLE
com o Android (mantido pelo google e com kernel Linux), o Windows Phone 7, que chegará no mercado em 2011, e com o iOS dos iPhones e iPad da APPLE, são basicamente as mesmas características dos PCS


Os novos sistemas operacionais devem acompanhar a demanda da tecnologia, hoje o mundo sempre quer coisas mais fáceis, rápidas e 24 horas, logo os sistemas operacionais de dispositivos moveis vem ganhando espaço cada dia mais no mercado. um exemplo disso e que a microsoft já anunciou que o windows 8 será otimizado para sistemas moveis de celulares e tablets, e também a google que comprou a motorola para manter seu sistema android.

dois grandes exemplos de sistemas operacionais que tem mudado para atender a demanda, com multitafera, conexão em todo lugar, e velocidade.

outro concorrente e o iOS da Apple que está para lançar a sua versão 5 e que sempre está se atualizando para atender essas demandas.

Questionário Qualidade de Software

A qualidade é um fator preponderante em qualquer produto ou serviço prestado no mundo contemporâneo. Muitas empresas perdem clientes por falta de qualidade. Muitas pessoas perdem empregos por falta de qualidade. Com o software não é diferente.


1) Por que a qualidade deve ser aferida tanto no processo de desenvolvimento como no produto de software gerado?

Pois se o Desenvolvimento foi feito com qualidade o produto final tende a ter uma melhor qualidade

2) Na medida em que o processo de qualidade é implantado no ciclo de desenvolvimento de software a produtividade tende a aumentar. A frase é falsa ou verdadeira? Justifique.

Tende a  Aumentar sim pois com as técnicas de qualidade de desenvolvimento como reuso de código e o SCRUM a produtividade aumentará

3) Por que um dos critérios para que um software tenha qualidade é o atendimento aos requisitos de seus usuários?

Pois se o software não atende ao que o usuário precisa não adianta nada de ter todas as técnicas de desenvolvimento porque para aquele usuário seu software não serve.

Questionário Desenvolvimento de Software

1) Conceitue, diferencie e dê exemplos de Objeto e Classe.

Classe representa um conjunto de objetos com características afins.
Exemplo de classe: Os seres humanos

Um objeto é capaz de armazenar estados através de seus atributos e reagir a mensagens enviadas a ele, assim como se relacionar e enviar mensagens a outros objetos. Exemplo de objetos da classe Humanos: João, José, Maria


2) Um dos conceitos básicos da OO é a herança, que pode ser definida como a capacidade de uma classe “herdar” de outra, determinados atributos e/ou métodos. Fala-se muito hoje na reutilização de código, que economiza tempo e dinheiro no processo de desenvolvimento, na medida em que métodos de classes já usadas e testadas em sistemas anteriores, são reaproveitados no sistema em desenvolvimento. Pesquise sobre o conceito de herança e responda a questão abaixo:
• De que forma a herança facilita a reutilização de código? Fundamente sua resposta.

Utilizando Herança seu código fica menor pois você tem classes mais abstratas que são utilizadas mais vezes por exemplo uma classe de objetos do banco de dados que toda vez que se insere, deleta, altera ou seleciona um objeto do banco utiliza a mesma classe



3) Ainda sobre os conceitos de OO, falamos sobre a UML (Unifibed Modeling Language ou Modelo Unificado de Modelagem), sobre a qual perguntamos:
• Por que a UML não pode ser considerada uma metodologia? – pesquise o conceito de metodologia e inicie sua argumentação explicando-o. Depois faça a conexão desse conceito com a UML, fundamentando sua resposta.


A Metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa. É a explicação do tipo de pesquisa, do instrumental utilizado (questionário, entrevista etc), do tempo previsto, da equipe de pesquisadores e da divisão do trabalho, das formas de tabulação e tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa.

A UML não diz para você o que fazer primeiro e em seguida ou como projetar seu sistema, mas ela lhe auxilia a visualizar seu desenho e a comunicação entre objetos.
Basicamente, a UML permite que desenvolvedores visualizem os produtos de seus trabalhos em diagramas padronizados. Junto com uma notação gráfica, a UML também especifica significados, isto é, semântica.

Resumo Organização de computadores

O que são computadores? Existem no mercado diversos produtos capazes de produzir computação e nem sequer se parecem com um computador. São computadores escondidos (embarcados) em outros dispositivos. Como identificá-los, então? Como saber se um dispositivo é ou não um computador? Vamos discutir neste fórum quais as características relevantes para que um equipamento seja considerando um computador. Pesquise dispositivos e suas características e descreva as suas conclusões. Comentários dos colegas são muito bem-vindos. Lembrem-se que as postagens no fórum serão avaliadas segundo os critérios abaixo.

Serão PONTUADAS as mensagens que: - promovam a discussão de uma determinada característica (não precisa ser de todas ao mesmo tempo) ou de um dispositivo. - comentem de forma pertinente às postagens dos colegas (muito bem-vindo), agregando valor (informações) à discussão. - relatem experiências que contribuam para o tema. - respondam aos comentários e questionamentos realizados pelo professor, se for o caso.

NÃO SERÃO PONTUADAS as mensagens que: - utilizem “cortar-colar” de sites ou livros, sem a citação da fonte e os devidos comentários, agregando valor (informações) à discussão. - utilizem simplesmente “concordo” ou “ não concordo”, sem agregar valor à discussão. - sejam para esclarecimento de dúvidas não pertinentes ao tema do fórum.

Vamos começar? Bom trabalho para todos. 





Computador é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Exemplos de computadores incluem o ábaco, a calculadora, o computador analógico e o computador digital. Um computador pode prover-se de inúmeros atributos, dentre eles armazenamento de dados, processamento de dados, cálculo em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura.
No passado, o termo já foi aplicado a pessoas responsáveis por algum cálculo. Em geral, entende-se por computador um sistema físico que realiza algum tipo de computação. Existe ainda o conceito matemático rigoroso, utilizado na teoria da computação.
Assumiu-se que os computadores pessoais e laptops são ícones da Era da Informação[1]; e isto é o que muitas pessoas consideram como "computador". Entretanto, atualmente as formas mais comuns de computador em uso são os sistemas embarcados, pequenos dispositivos usados para controlar outros dispositivos, como robôs, câmeras digitais ou brinquedos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Computador

Alguns dos tipos de computadores

Os Desktops foram criados para uso em uma mesa ou escrivaninha. Normalmente, são maiores e mais potentes que outros tipos de PC. Os desktops são constituídos por componentes separados. O principal deles, chamado unidade de sistema, é uma caixa retangular que fica localizada sobre ou embaixo de uma mesa. Outros componentes (como monitor, mouse e teclado) conectam-se à unidade de sistema.

Os Laptops são PCs móveis mais leves com uma tela fina. Costumam ser chamados notebooks por causa do seu tamanho pequeno. Os laptops podem operar com baterias, por isso você pode levá-los para qualquer lugar. Ao contrário dos desktops, os laptops combinam a CPU, a tela e o teclado em um único gabinete. A tela se fecha sobre o teclado, quando não está em uso.

Os Handhelds, também chamados PDAs (assistentes digitais pessoais), são computadores movidos a bateria pequenos o suficiente para serem carregados para praticamente qualquer lugar. Embora não tão potentes quanto os desktops ou os laptops, os handhelds são úteis para agendar compromissos, armazenar endereços e telefones e jogar. Alguns possuem recursos mais avançados, como fazer chamadas telefônicas e acessar a Internet. Em vez de teclados, os handhelds possuem telas sensíveis ao toque, que você usa com os dedos ou com uma stylus (uma ferramenta apontadora em forma de caneta).


Os Tablet PCs são PCs móveis que combinam os recursos dos laptops e dos handhelds. Da mesma forma que os laptops, eles são potentes e possuem uma tela embutida. Assim como os handhelds, eles permitem escrever anotações ou desenhar imagens na tela, normalmente com uma caneta eletrônica em vez de uma stylus. Também podem converter seu manuscrito em texto digitado. Alguns Tablet PCs são “conversíveis”, com uma tela que gira sobre o eixo e se desdobra para revelar um teclado por baixo.

http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows-vista/Introduction-to-computers

Smartphone é um telefone celular com funcionalidades avançadas que podem ser estendidas por meio de programas executados no seu sistema operacional.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Smartphone

O sistema de posicionamento global, popularmente conhecido por GPS (acrónimo do original inglês Global Positioning System, ou do português "geo-posicionamento por satélite") é um sistema de navegação por satélite que fornece a um aparelho receptor móvel a posição do mesmo, assim como informação horária, sob todas quaisquer condições atmosféricas, a qualquer momento e em qualquer lugar na Terra, desde que o receptor se encontre no campo de visão de quatro satélites GPS.

http://pt.wikipedia.org/wiki/GPS

Logo Computadores são maquinas, ou objetos, ou ainda chips que possam calcular ou transformar algum tipo de dado em informação mais precisa para o usuario.

Esses Computadores executam tarefas ou cálculos de acordo com um conjunto de instruções (programas) pre-determinados.

Os Dispositivos de entrada e saída indicam a entrada (inserção) de dados por meio de algum código ou programa, para algum outro programa ou hardware, bem como a sua saída (obtenção de dados) ou retorno de dados, como resultado de alguma operação de algum programa, consequentemente resultado de alguma entrada.
São exemplos de unidades de entrada de um computador: disco rígido, microfone, teclado, mouse, tela sensível ao toque, Scanner, Leitor de código de barras, Celular, Pendrive, Máquina fotográfica digital, Webcam, joystick e outros acessórios de jogos.
São exemplos de unidades de saída de um computador: monitor, caixas de som, impressora, disco rígido.
Algumas unidades são de entrada e saída de dados ou também chamados Dispositivos Híbridos: disco rígido, disco flexível ou disquete, monitor sensível a toques, pendrive, joystick vibratório e impressora.¹

Esses perifericos são essenciais para a utilização do computador pois e por eles que o usuário envia os dados para que o processador processe esses dados e retorne alguma informação atraves dos dispositivos de saída.

O Fluxo do computador segue da seguinte maneira

O usuario entra com o dado através do dispositivo de entrada (ex. teclado), o barramento passa esse dado para memoria, o processador processa esse dado  transformando em informação e retorna para memoria, o barramento envia para o dispositivo de saída.

¹ Adaptado de ENTRADA/SAÍDA. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2011. Disponível em: <//pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Entrada/sa%C3%ADda&oldid=26756996>. Acesso em: 3 out. 2011.

EXERCÍCIOS ALGORITMOS

1. Observe as operações abaixo e escreva  R  se o resultado for um número real e I se o resultado for inteiro, matematicamente. 
a. I + I   
( I )
b. I - I
( I )
c. I * I
( I )
d. I / I
( R )
e. R + R         
( R )
f.  R - R  
( R )
g. R * R  
( R )
h.  R / R  
( R )
i. R + I     
( R )
j.  R - I
( R )
k. R * I  
( R )
l.  R / I
( R )



2. Numere  a primeira de coluna de acordo com a segunda.

( 1 )
( 2 )
( 4 )
( 3 )
( 3 )
21        
3.5      
falso
"BOLA"
"verdadeiro"
1 (inteira)
2 (real)
3 (caracter)
4 (logico)




3. Observe os nomes abaixo e responda com V (verdadeiro) se forem nomes válidos para identificadores e com  F(falso) se não forem válidos.
a. A       ( V )
b. B-2     ( F )
c. TESTE ( V )
d. A 2    ( F )
e. C#2    ( F )
f. 2a      ( F )



4. Tendo em vista os comandos da linguagem UAL, numere a segunda coluna de acordo com as saídas dos comandos da primeira.

1 imprima "\n", 8  / 5;
2 imprima "\n", 8  div 5;
3 imprima "\n", 8  % 5;
(3) O resultado é 3.
(1) O resultado é 1.6.
(2 ) O resultado é 1.


TCC DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Trabalho de conclusão de curso de analise e desenvolvimento de sistemas, feito um protótipo para um sistema de pet shop, utilizando php, mysql

Função calcular pace corrida

Função em javascript para transformar velocidade em pace

    
function getPace($distance, $hora, $minutos) {
    var distance = parseFloat($distance);
    var tempoTotal = (parseInt($hora)*60)+parseInt($minutos).val());
    var pace = tempoTotal/distance;
    pace = pace.toFixed(2);
    var paceSplit = pace.toString().split('.');
    minPace = paceSplit[0];
    var secPace = parseFloat('0.'+paceSplit[1])*60;
    var result = [minPace, secPace.toFixed(0)];
    return result;
    }
  

Questionário articulações


1)O que são bolsas sinoviais? Onde são encontradas?
São fendas que se encontram entre os músculos, tendões, ligamentos e ossos. São constituídas por sacos fechados de revestimento sinovial e Facilitam o deslizamento de músculos ou de tendões sobre proeminências ósseas ou ligamentosas.

2)Qual o conceito de articulação? Quais as suas funções?
São as uniões funcionais entre as estruturas existentes entre as partes rígidas do esqueleto (ossos e cartilagens), sendo fundamentais para a mobilidade do corpo humano, já que consistem numa área em que dois ou mais ossos se conectam.



3)Quais os critérios utilizados para denominar as articulações?
A nomenclatura das articulações é feita usando os nomes dos ossos que se articulam. Exemplos: articulação entre os nomes das vértebras, articulação intervertebral; articulação entre o esterno e a costela, articulação esternocostal; articulação entre a última vértebra lombar e o osso sacro, articulação lombossacral.

Nos membros, primeiramente vem o nome do osso mais proximal, ou seja, aquele que está mais próximo do tronco, seguido do nome do osso mais distal. Exemplo: articulação entre o esterno e a clavícula, articulação esterno-clavicular; articulação entre a escápula e o úmero, articulação escapuloumeral, também conhecida como articulação do ombro.

4)Indique e caracterize o tipo de articulação mais abundante no esqueleto humano.

As articulações sinoviais são a maioria das articulações do corpo. Elas são caracterizadas por realizar vários tipos de movimentos. Compostas por um liquido sinovial que diminui o atrito entre as partes.

5)Cite e explique os tipos de movimentos possíveis nas articulações sinoviais.
Flexão e extensão, como por exemplo o movimento do joelho
Rotação, como nos ombros
Adução e Abdução, como no quadril