segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Sequencia bimestral para plano de aula capoeira

AULA 1:
DISCIPLINA: Educação Física
DURAÇÃO: 50 min
OBJETIVO: Apresentar os conceitos da capoeira para os alunos
Introdução
- Para esta primeira aula leve algumas figuras da capoeira.
Se for possível, apresente o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=nngZA7wDS3I
Pergunte para os alunos se conhecem a capoeira; o que acham que faz parte da capoeira; se já assistiram alguma apresentação; se alguém já a vivenciou. Vá montando uma lista com eles sobre tudo o que acham que faz parte do contexto da capoeira para discutir no final da aula.
- Desenvolvimento
- Divida os alunos em duplas. Cada dupla terá um giz nas mãos e irão desenhar, cada um o triângulo do outro, no chão. Cada ponto da base deste triângulo deve ser desenhado onde os pés estiverem na posição de base da ginga: o primeiro aluno fica de pé, com as pernas um pouco afastadas e o outro irá fazer um pequeno círculo em volta de cada um dos pés do primeiro. Em seguida o professor solicita que este aluno desloque uma de suas pernas para trás e tente permanecer em equilíbrio nesta posição. O segundo aluno irá desenhar o terceiro ponto que formará o triângulo. Após todos os alunos terem seus triângulos desenhados o professor ensina a dinâmica da ginga.
- Mostre as figuras da ginga, da bênção e da meia lua de frente. Solicite aos alunos que realizem estes movimentos da maneira que estão percebendo.
Bênção. Faça com os alunos um varal com folhas de rascunho penduradas na altura da cintura. Solicite que, se desloquem lateralmente e tentem, da base da ginga, empurrar as folhas com o pé (chute frontal, pé flexionado). A perna é estendida totalmente, empurrando as folhas.   
Meia-lua-de-frente. peça aos alunos que imaginem desenhar uma meia lua, a sua frente, com a perna que está atrás, vindo para frente e retornando. Agora dificulte um pouco solicitando que ginguem e realizem a meia-lua-de-frente, para os dois lados.
- Faça uma brincadeira de pega-pega, na qual para não serem pegos, eles deverão realizar um dos três movimentos aprendidos.
- Avaliação
Discuta com os alunos sobre tudo o que foi visto e discutido na aula.
Pergunte se acham que o que realizaram na aula faz parte da capoeira; suas opiniões sobre a capoeira ser luta, jogo, brincadeira, etc;
Explique os motivos pelos quais a capoeira comporta estas definições.
Peça aos alunos para elaborarem cartazes sobre uma pesquisa feita sobre capoeira com gravuras e informações relevantes










AULA 2:
DISCIPLINA: Educação Física
DURAÇÃO: 50 min
OBJETIVO: Importância cultural da capoeira e suas músicas
Introdução:
Retome os cartazes da aula anterior e pergunte como foi sua repercussão em casa.
Convide todos para assistirem um filme relacionado ao tema estudado nessa seqüência didática.
Desenvolvimento:
Escolha um filme que fale de algum mestre reconhecido, como por exemplo, Mestre Bimba: A capoeira iluminada.
Faça um roteiro para chamar a atenção dos pontos mais relevantes que o filme apresenta sobre as questões sociais e outras.
Debata com o grupo a importância do canto nessa manifestação cultural. A música é um componente fundamental da capoeira. Ela determina o ritmo e o estilo do jogo que é jogado durante a roda de capoeira.
A música é composta de instrumentos e de canções, podendo o ritmo variar de acordo com o Toque de Capoeira. Registre os pontos levantados por eles. E proponha uma vivência de alguns elementos da capoeira.
- Avaliação: Discuta com os alunos sobre tudo o que foi visto e discutido na aula.
- Materiais
Aparelho de DVD ou vídeo do filme






AULA 3:
DISCIPLINA: Educação Física
DURAÇÃO: 50 min
OBJETIVO: Participação da turma em uma roda de capoeira
Introdução:
Elaboração de um plano para convidar um mestre de capoeira para a turma
Desenvolvimento:
Programe com a turma a vinda de um mestre ou grupo de capoeira para dialogar com a mesma, para isso organize a turma de forma a dividir responsabilidades e ações, como por exemplo:
Elaboração coletiva do convite para o mestre
Elaboração de um roteiro de perguntas da classe
Distribuição de responsabilidades - quem convida, quem pergunta, quem registra (na lousa ou cartaz),quem agradece,quem fotografa
- Avaliação: Discuta com os alunos sobre tudo o que foi visto e discutido na aula.
- Materiais
Cartolina e Material para confecção do convite para o mestre





AULA 4
DISCIPLINA: Educação Física
DURAÇÃO: 50 min
OBJETIVO: Participação da turma em uma roda de capoeira 2
Introdução:
Continuação da aula anterior
Desenvolvimento:
Entrevista com o mestre de capoeira
Perguntas e respostas
Músicas
Jogando capoeira com o mestre
- Avaliação: Discuta com os alunos sobre tudo o que foi visto e discutido na aula.



AULA 5
DISCIPLINA: Educação Física
DURAÇÃO: 50 min
OBJETIVO: Fundamentos básicos da capoeira (Aú (estrelinha)/Equilíbrio Estático e Dinâmico/ Ginga/ Benção)
Introdução:
 Enquanto o professor passa o alongamento este pode questionar os alunos sobre a pergunta da aula anterior, falar sobre a importância de se alongar principalmente antes de praticar uma luta, seja qual for esta. 
Desenvolvimento:
Organizar a turma em duplas e ensinar a ginga, deixar que eles pratiquem enquanto o professor passa pelas duplas corrigindo o movimento. 
Com o auxílio do colega, o aluno deverá realizar o exercício de “parada de mãos” e alternadamente, deverá retirar uma das mãos do chão. Aos poucos o professor deverá estimular seus alunos a realizarem os movimentos sozinhos.
- Avaliação: Discuta com os alunos sobre tudo o que foi visto e discutido na aula.

  
AULA 6
DISCIPLINA: Educação Física
DURAÇÃO: 50 min
OBJETIVO: Vivenciar o rabo-de-arraia, esquiva, rolê e negativa. Discutir/refletir sobre os cânticos da capoeira.
Roda de conversa: discuta com seus alunos sobre o que pesquisaram acerca dos cânticos, seu papel na roda de capoeira, o significado de suas letras.
Vivências: Utilize uma corda grande. Inicie com a brincadeira do relógio, girando a corda e todos devem livrar-se dela com diferentes movimentos de capoeira. Em seguida estique a corda e solicite aos alunos que passem por ela de diversas maneiras.  Sugestões: Somente por cima fazendo bananeira, aú, e os golpes já aprendidos aproveitando para que relembrem de todos os fundamentos. Varie as alturas. Somente por baixo: gingando; vá abaixando a corda. Gingando até chegar na corda, de lado para ela. Para ultrapassá-la deverão se abaixar de lado passando a coluna para o outro lado e desta forma já estarão realizando a esquiva lateral. Da mesma forma vá abaixando e sugerindo que passem para o outro lado com uma das mãos no chão e a outra protegendo o rosto, sem tocar na corda (início do rolê e negativa).
Alunos em dupla. Aluno A, irá desferir somente a meia-lua-de-frente e o aluno B deverá esquivar-se como passou pela corda.
- Negativa e rolê: Dinâmica do morto-vivo. Alunos gingando, espalhados pela sala. Utilize um aparelho de som. Ao parar a música deverão colocar uma das mãos no chão descendo na posição de base da ginga (negativa) como fizeram na corda. Este é o movimento “1”. Logo após faça o mesmo para a posição “2”: partindo da posição 1 irão, abaixados, girar o corpo para o lado da mão que está no chão fazendo um rolê. Em seguida eles deverão ficar atentos ao movimento que o professor irá solicitar. Para variar e desafiar ainda mais, o professor pode trocar: quando falar o número 1 terão que realizar o número 2 e vice-versa.
- Rabo-de-arraia. Divida o movimento em duas fases: inicialmente saindo da base da ginga, com a perna esquerda à frente, os alunos levarão esta perna para a lateral direita do corpo e as duas mãos ao chão. Repita algumas vezes. Em seguida passe para a fase 2: os alunos irão realizar o movimento da fase 1 e passar a perna direita, desenhando um semi-círculo no ar até voltar para a posição inicial da ginga.
Roda Final: Pergunte se alguém conhece alguma música de capoeira, se quer cantá-la. Leve cd’s com diferentes músicas da capoeira. Escolha duas mais fáceis, os cantos corridos; leve a letra e cante com eles procurando acompanhar com as palmas.  
Aproveite para discutir/refletir com eles sobre a discriminação, presente nas letras das músicas, relativa às mulheres capoeiristas, aos próprios negros e sua cultura e o respeito que devemos ter para com estas diferenças.
- Utilizando material reciclável: solicite que levem para a próxima aula garrafas pet de 2L.
  
AULA 6
DISCIPLINA: Educação Física
DURAÇÃO: 50 min
OBJETIVO: Vivenciar a queixada. Discutir/refletir sobre o jogo (cooperativo) de capoeira.
Roda de conversa: Converse com os alunos sobre o jogo da capoeira, se já viram, se há o toque entre os jogadores; questione-os sobre lealdade, respeito mútuo, cooperação. Demonstre vídeos de jogos de capoeira leais, nos quais os capoeiristas se respeitam, brincam e jogam cooperativamente.
Vivências: Utilize as garrafas pet trazidas por eles. Os alunos deverão amarrá-las, pela boca, com um cordão grande e pendurá-las no teto, enfileiradas. Assim elas se tornarão alvos e todos devem ir passando por elas e fazendo um movimento da capoeira tendo as garrafas penduradas como referência. Procure ir variando as direções, alturas e movimentos.
- Queixada: Demonstre a figura da queixada para facilitar seu ensino. Divida a aplicação pedagógica da queixada em 3 fases: Inicie a queixada a partir da posição de base da ginga e ensine somente o movimento inicial dela: a perna da frente se desloca para a frente da outra perna. Repita. Em seguida solicite que acrescentem o movimento da perna de trás: ela avança para frente. Repita. Em seguida o terceiro passo: a perna da frente retorna para trás fazendo um movimento circular.
- Agora em duplas, todos ao mesmo tempo, ao som da música, o aluno A irá somente desferir os golpes e outros movimentos, e o aluno B irá somente esquivar. Depois trocam de função. Em seguida irão jogar capoeira, ou seja, os dois, ao mesmo tempo, vão desferir os golpes e esquivar de acordo com o movimento do outro.
- Solicite aos alunos que se unam em pequenos grupos. Nos grupos irão montar uma pequena sequência que contenha todos os movimentos que já aprenderam. Logo após, cada grupo apresentará sua sequência para a turma e todos deverão realizá-la.
Roda Final: - Discussão: como foi trabalhar em grupo? Houve cooperação? O que preferem? Por quê? Quais as vantagens de se trabalhar em grupo? Sabemos dividir?
A cooperação no jogo da capoeira: para jogar capoeira um precisa do outro, ou seja, irão jogar “com”, e não “contra” o outro. Conscientize-o de que ele pode apenas demonstrar seus golpes, em direção ao seu colega sem atingí-lo, controlando seus movimentos por isso o toque na capoeira não é predominante.




AULA 8
DISCIPLINA: Educação Física
DURAÇÃO: 50 min
OBJETIVO: Vivenciar o jogo de capoeira e seus estilos. Discutir/refletir sobre os rituais/regras da roda de capoeira e vivenciá-la. Vertentes de capoeira: angola, regional e contemporânea.
Roda de conversa: Converse com os alunos sobre os diferentes tipos de jogo da capoeira, como o são bento pequeno, angola e são bento grande, mais indicados para iniciantes e o ambiente escolar.
Discuta com eles sobre os rituais da roda para que ela funcione, necessariamente com a cooperação de todos. Converse também sobre as vertentes da capoeira
Vivências: utilizando-se de cd’s demonstre aos alunos os 3 ritmos citados e solicite que se movimentem de acordo com o ritmo tocado e discuta as diferenças do ritmo e o tipo de jogo.
- Todos em duplas jogando são bento pequeno que é um jogo mais recreativo, solto, de ritmo médio. Um ou mais alunos irão tirando um da dupla e jogam com quem ficou, até que todos joguem com todos. Essa é a “compra” do jogo que no final será realizado na roda.
- Faça uma grande roda e vá problematizando com os alunos os rituais básicos da roda de capoeira: início e término do jogo, a compra, o berimbau.
O jogo começa com os alunos abaixados no “pé do berimbau”, pois este é a referência da roda, mesmo que seja imaginário. Não podem iniciar o jogo de outro lugar da roda. Eles devem se cumprimentar e sair em aú (o mais comum), mas também podem fazer uma negativa/rolê, bananeira, dentre outros. Todos devem responder ao coro, bater palmas e tocar os instrumentos. Solicite que realizem os sons dos instrumentos imaginários e troquem sempre as funções, vivenciando todos os momentos da roda. A compra do jogo, ou seja, quando um capoeirista quer jogar com um dos dois que já estão na roda jogando capoeira, ele pede permissão ao mestre ou, na falta deste, ao mais graduado que está comandando a roda (na escola será o professor) para entrar e tirar um dos dois. Este pedido é realizado com gestos, com a linguagem corporal, sem a menção de palavras. Depois de permitido o capoeirista entra na roda, sempre saindo do pé do berimbau, pelo lado direito, e de preferência encosta uma de suas mãos nas costas de quem ele quer que saia. Pode ainda entrar por entre os dois (atento ao momento certo para não ser atingido), fazendo um movimento de esquiva e com um dos braços estendidos, de frente para aquele com quem ele quer jogar.
Para finalizar o jogo, o capoeirista faz um sinal de término com as mãos, cruzando os punhos, ou apenas dando uma das mãos ao outro, cumprimentando-o. Todo jogo deve terminar com um aperto de mãos entre os capoeiristas em sinal de respeito e agradecimento pelo jogo realizado. Após este cumprimento eles devem sair andando de costas, sempre de frente para o centro da roda para evitar qualquer acidente.
Roda Final: Discussão: ética; solidariedade – trocar de lugar com quem está tocando os instrumentos, mesmo imaginários, para que estes possam jogar. Provoque a reflexão e que exponham suas opiniões sobre o fato de se cumprimentarem ao entrar e sair da roda.
- Relembre juntamente com os alunos tudo o que foi aprendido e vivenciado e faça uma avaliação em conjunto com todos sobre os aprendizados, pontos positivos e negativos.



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