AULA 1:
|
|
DISCIPLINA: Educação Física
|
DURAÇÃO: 50 min
|
OBJETIVO: Apresentar os conceitos da capoeira para os alunos
|
|
Introdução
- Para esta primeira aula leve algumas figuras da capoeira.
Pergunte para os alunos se conhecem a capoeira; o que acham que faz
parte da capoeira; se já assistiram alguma apresentação; se alguém já a
vivenciou. Vá montando uma lista com eles sobre tudo o que acham que faz
parte do contexto da capoeira para discutir no final da aula.
|
|
- Desenvolvimento
- Divida os alunos em duplas. Cada dupla terá um giz nas mãos e irão desenhar, cada um o triângulo
do outro, no chão. Cada ponto da base deste triângulo deve ser desenhado onde
os pés estiverem na posição de base da ginga: o primeiro aluno fica de pé,
com as pernas um pouco afastadas e o outro irá fazer um pequeno círculo em
volta de cada um dos pés do primeiro. Em seguida o professor solicita que
este aluno desloque uma de suas pernas para trás e tente permanecer em
equilíbrio nesta posição. O segundo aluno irá desenhar o terceiro ponto que
formará o triângulo. Após todos os alunos terem seus triângulos desenhados o
professor ensina a dinâmica da ginga.
- Mostre as figuras da ginga, da bênção e da meia lua de frente.
Solicite aos alunos que realizem estes movimentos da maneira que estão
percebendo.
Bênção. Faça com os alunos um varal com folhas de rascunho penduradas
na altura da cintura. Solicite que, se desloquem lateralmente e tentem, da
base da ginga, empurrar as folhas com o pé (chute frontal, pé flexionado). A
perna é estendida totalmente, empurrando as folhas.
Meia-lua-de-frente. peça aos alunos que imaginem desenhar uma meia
lua, a sua frente, com a perna que está atrás, vindo para frente e
retornando. Agora dificulte um pouco solicitando que ginguem e realizem a
meia-lua-de-frente, para os dois lados.
- Faça uma brincadeira de pega-pega, na qual para não
serem pegos, eles deverão realizar um dos três movimentos aprendidos.
|
|
- Avaliação
Discuta com os alunos sobre
tudo o que foi visto e discutido na aula.
Pergunte se acham que o
que realizaram na aula faz parte da capoeira; suas opiniões sobre a capoeira
ser luta, jogo, brincadeira, etc;
Explique os motivos pelos quais a capoeira comporta estas definições.
Peça aos alunos para
elaborarem cartazes sobre uma pesquisa feita sobre capoeira com gravuras e
informações relevantes
|
AULA 2:
|
|
DISCIPLINA: Educação Física
|
DURAÇÃO: 50 min
|
OBJETIVO: Importância
cultural da capoeira e suas músicas
|
|
- Introdução:
Retome os cartazes da aula anterior e pergunte
como foi sua repercussão em casa.
Convide todos para assistirem um filme
relacionado ao tema estudado nessa seqüência didática.
|
|
- Desenvolvimento:
Escolha um filme que fale de algum mestre
reconhecido, como por exemplo, Mestre Bimba: A capoeira iluminada.
Faça um roteiro para chamar a atenção dos
pontos mais relevantes que o filme apresenta sobre as questões sociais e
outras.
Debata com o grupo a importância do canto
nessa manifestação cultural. A música é um componente fundamental da
capoeira. Ela determina o ritmo e o estilo do jogo que é jogado durante a
roda de capoeira.
A música é composta de instrumentos e de
canções, podendo o ritmo variar de acordo com o Toque de Capoeira. Registre
os pontos levantados por eles. E proponha uma vivência de alguns elementos da
capoeira.
|
|
- Avaliação: Discuta com os alunos sobre tudo o que foi visto e discutido na aula.
|
|
- Materiais
Aparelho de DVD ou vídeo do filme
|
AULA 3:
|
|
DISCIPLINA: Educação Física
|
DURAÇÃO: 50 min
|
OBJETIVO: Participação
da turma em uma roda de capoeira
|
|
- Introdução:
Elaboração de um plano para convidar um mestre de capoeira para a
turma
|
|
- Desenvolvimento:
Programe com a turma a vinda de um mestre ou
grupo de capoeira para dialogar com a mesma, para isso organize a turma de
forma a dividir responsabilidades e ações, como por exemplo:
Elaboração coletiva do convite para o mestre
Elaboração de um roteiro de perguntas da classe
Distribuição de responsabilidades - quem convida, quem pergunta, quem
registra (na lousa ou cartaz),quem agradece,quem fotografa
|
|
- Avaliação: Discuta com os alunos sobre tudo o que foi visto e discutido na aula.
|
|
- Materiais
Cartolina e Material para confecção do
convite para o mestre
|
AULA 4
|
|
DISCIPLINA: Educação Física
|
DURAÇÃO: 50 min
|
OBJETIVO: Participação
da turma em uma roda de capoeira 2
|
|
- Introdução:
Continuação da aula anterior
|
|
- Desenvolvimento:
Entrevista com o mestre de capoeira
Perguntas e respostas
Músicas
Jogando capoeira com o mestre
|
|
- Avaliação: Discuta com os alunos sobre tudo o que foi visto e discutido na aula.
|
AULA 5
|
|
DISCIPLINA: Educação Física
|
DURAÇÃO: 50 min
|
OBJETIVO: Fundamentos básicos da capoeira (Aú (estrelinha)/Equilíbrio
Estático e Dinâmico/ Ginga/ Benção)
|
|
- Introdução:
Enquanto o professor passa o
alongamento este pode questionar os alunos sobre a pergunta da aula anterior,
falar sobre a importância de se alongar principalmente antes de praticar uma
luta, seja qual for esta.
|
|
- Desenvolvimento:
Organizar a turma em duplas e ensinar a
ginga, deixar que eles pratiquem enquanto o professor passa pelas duplas
corrigindo o movimento.
Com o auxílio do colega, o aluno
deverá realizar o exercício de “parada de mãos” e alternadamente, deverá
retirar uma das mãos do chão. Aos poucos o professor deverá estimular seus
alunos a realizarem os movimentos sozinhos.
|
|
- Avaliação: Discuta com os alunos sobre tudo o que foi visto e discutido na aula.
|
AULA 6
|
|
DISCIPLINA: Educação Física
|
DURAÇÃO: 50 min
|
OBJETIVO: Vivenciar o rabo-de-arraia,
esquiva, rolê e negativa. Discutir/refletir sobre os cânticos da capoeira.
|
|
- Roda de conversa: discuta com seus alunos sobre o que
pesquisaram acerca dos cânticos, seu papel na roda de capoeira, o significado
de suas letras.
|
|
- Vivências: Utilize uma corda grande. Inicie com a
brincadeira do relógio, girando a corda e todos devem livrar-se dela com
diferentes movimentos de capoeira. Em seguida estique a corda e solicite aos
alunos que passem por ela de diversas maneiras. Sugestões: Somente
por cima fazendo bananeira, aú, e os golpes já aprendidos aproveitando para
que relembrem de todos os fundamentos. Varie as alturas. Somente por baixo:
gingando; vá abaixando a corda. Gingando até chegar na corda, de lado para
ela. Para ultrapassá-la deverão se abaixar de lado passando a coluna para o
outro lado e desta forma já estarão realizando a esquiva lateral. Da mesma
forma vá abaixando e sugerindo que passem para o outro lado com uma das mãos
no chão e a outra protegendo o rosto, sem tocar na corda (início do rolê e
negativa).
Alunos em dupla. Aluno A, irá desferir somente a meia-lua-de-frente e
o aluno B deverá esquivar-se como passou pela corda.
- Negativa e rolê: Dinâmica do morto-vivo. Alunos gingando, espalhados
pela sala. Utilize um aparelho de som. Ao parar a música deverão colocar uma
das mãos no chão descendo na posição de base da ginga (negativa) como fizeram
na corda. Este é o movimento “1”. Logo após faça o mesmo para a posição “2”:
partindo da posição 1 irão, abaixados, girar o corpo para o lado da mão que
está no chão fazendo um rolê. Em seguida eles deverão ficar atentos ao
movimento que o professor irá solicitar. Para variar e desafiar ainda mais, o
professor pode trocar: quando falar o número 1 terão que realizar o número 2
e vice-versa.
- Rabo-de-arraia. Divida o movimento em duas fases: inicialmente
saindo da base da ginga, com a perna esquerda à frente, os alunos levarão
esta perna para a lateral direita do corpo e as duas mãos ao chão. Repita
algumas vezes. Em seguida passe para a fase 2: os alunos irão realizar o
movimento da fase 1 e passar a perna direita, desenhando um semi-círculo no
ar até voltar para a posição inicial da ginga.
|
|
- Roda Final: Pergunte se alguém conhece alguma música de
capoeira, se quer cantá-la. Leve cd’s com diferentes músicas da capoeira.
Escolha duas mais fáceis, os cantos corridos; leve a letra e cante com eles
procurando acompanhar com as palmas.
Aproveite para discutir/refletir com eles sobre a discriminação,
presente nas letras das músicas, relativa às mulheres capoeiristas, aos
próprios negros e sua cultura e o respeito que devemos ter para com estas diferenças.
- Utilizando material reciclável: solicite que levem para a próxima
aula garrafas pet de 2L.
|
AULA 6
|
|
DISCIPLINA: Educação Física
|
DURAÇÃO: 50 min
|
OBJETIVO: Vivenciar a queixada. Discutir/refletir sobre o jogo (cooperativo) de
capoeira.
|
|
- Roda de conversa:
Converse com os alunos sobre o jogo da capoeira, se já viram, se há o toque
entre os jogadores; questione-os sobre lealdade, respeito mútuo, cooperação.
Demonstre vídeos de jogos de capoeira leais, nos quais os capoeiristas se
respeitam, brincam e jogam cooperativamente.
|
|
- Vivências: Utilize
as garrafas pet trazidas por eles. Os alunos deverão amarrá-las, pela boca,
com um cordão grande e pendurá-las no teto, enfileiradas. Assim elas se
tornarão alvos e todos devem ir passando por elas e fazendo um movimento da
capoeira tendo as garrafas penduradas como referência. Procure ir variando as
direções, alturas e movimentos.
- Queixada: Demonstre a figura da
queixada para facilitar seu ensino. Divida a aplicação pedagógica da queixada
em 3 fases: Inicie a queixada a partir da posição de base da ginga e ensine
somente o movimento inicial dela: a perna da frente se desloca para a frente
da outra perna. Repita. Em seguida solicite que acrescentem o movimento da
perna de trás: ela avança para frente. Repita. Em seguida o terceiro passo: a
perna da frente retorna para trás fazendo um movimento circular.
- Agora em duplas, todos ao mesmo
tempo, ao som da música, o aluno A irá somente desferir os golpes e outros
movimentos, e o aluno B irá somente esquivar. Depois trocam de função. Em
seguida irão jogar capoeira, ou seja, os dois, ao mesmo tempo, vão desferir
os golpes e esquivar de acordo com o movimento do outro.
- Solicite aos alunos que se unam
em pequenos grupos. Nos grupos irão montar uma pequena sequência que contenha
todos os movimentos que já aprenderam. Logo após, cada grupo apresentará sua
sequência para a turma e todos deverão realizá-la.
|
|
- Roda Final: -
Discussão: como foi trabalhar em grupo? Houve cooperação? O que preferem? Por
quê? Quais as vantagens de se trabalhar em grupo? Sabemos dividir?
A cooperação no jogo da capoeira: para jogar capoeira um
precisa do outro, ou seja, irão jogar “com”, e não “contra” o outro.
Conscientize-o de que ele pode apenas demonstrar seus golpes, em direção ao
seu colega sem atingí-lo, controlando seus movimentos por isso o toque na
capoeira não é predominante.
|
AULA 8
|
|
DISCIPLINA: Educação Física
|
DURAÇÃO: 50 min
|
OBJETIVO: Vivenciar o jogo de capoeira e seus estilos. Discutir/refletir sobre
os rituais/regras da roda de capoeira e vivenciá-la. Vertentes de capoeira:
angola, regional e contemporânea.
|
|
- Roda de conversa:
Converse com os alunos sobre os diferentes tipos de jogo da capoeira, como o
são bento pequeno, angola e são bento grande, mais indicados para iniciantes
e o ambiente escolar.
Discuta com eles sobre os rituais
da roda para que ela funcione, necessariamente com a cooperação de todos.
Converse também sobre as vertentes da capoeira
|
|
- Vivências: utilizando-se
de cd’s demonstre aos alunos os 3 ritmos citados e solicite que se movimentem
de acordo com o ritmo tocado e discuta as diferenças do ritmo e o tipo de
jogo.
- Todos em duplas jogando são bento
pequeno que é um jogo mais recreativo, solto, de ritmo médio. Um ou mais
alunos irão tirando um da dupla e jogam com quem ficou, até que todos joguem
com todos. Essa é a “compra” do jogo que no final será realizado na roda.
- Faça uma grande roda e vá
problematizando com os alunos os rituais básicos da roda de capoeira: início
e término do jogo, a compra, o berimbau.
O jogo começa com os alunos
abaixados no “pé do berimbau”, pois este é a referência da roda, mesmo que
seja imaginário. Não podem iniciar o jogo de outro lugar da roda. Eles devem
se cumprimentar e sair em aú (o mais comum), mas também podem fazer uma
negativa/rolê, bananeira, dentre outros. Todos devem responder ao coro, bater
palmas e tocar os instrumentos. Solicite que realizem os sons dos
instrumentos imaginários e troquem sempre as funções, vivenciando todos os
momentos da roda. A compra do jogo, ou seja, quando um capoeirista quer jogar
com um dos dois que já estão na roda jogando capoeira, ele pede permissão ao
mestre ou, na falta deste, ao mais graduado que está comandando a roda (na
escola será o professor) para entrar e tirar um dos dois. Este pedido é
realizado com gestos, com a linguagem corporal, sem a menção de palavras.
Depois de permitido o capoeirista entra na roda, sempre saindo do pé do
berimbau, pelo lado direito, e de preferência encosta uma de suas mãos nas
costas de quem ele quer que saia. Pode ainda entrar por entre os dois (atento
ao momento certo para não ser atingido), fazendo um movimento de esquiva e
com um dos braços estendidos, de frente para aquele com quem ele quer jogar.
Para finalizar o jogo, o
capoeirista faz um sinal de término com as mãos, cruzando os punhos, ou
apenas dando uma das mãos ao outro, cumprimentando-o. Todo jogo deve terminar
com um aperto de mãos entre os capoeiristas em sinal de respeito e
agradecimento pelo jogo realizado. Após este cumprimento eles devem sair
andando de costas, sempre de frente para o centro da roda para evitar
qualquer acidente.
|
|
- Roda Final:
Discussão: ética; solidariedade – trocar de lugar com quem está tocando os
instrumentos, mesmo imaginários, para que estes possam jogar. Provoque a
reflexão e que exponham suas opiniões sobre o fato de se cumprimentarem ao
entrar e sair da roda.
- Relembre juntamente com os alunos
tudo o que foi aprendido e vivenciado e faça uma avaliação em conjunto com
todos sobre os aprendizados, pontos positivos e negativos.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário