Guilherme Augusto de Oliveira Freire
SOUZA, Donizeti Leandro de;
FERRUGINI, Lílian; ZAMBALDE, André Luiz. Formação do administrador: uma análise
sobre o desenvolvimento de competências no ensino superior. Revista Gestão Universitária na América
Latina - GUAL, Florianópolis, p. 150-171, fev. 2017. ISSN 1983-4535.
O Autor
principal do texto, Donizeti Leandro Souza é professor no no Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Campus Três
Corações. Doutor e mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras
na área de Gestão estratégica, Marketing e Inovação e integrante do Grupo de
Estudos em Redes, Estratégia e Inovação GEREI/UFLA.
O texto
aborda a situação atual dos egressos do curso de administração e faz um aparato
geral sobre o que está funcionando e o que não está dentro do curso de
administração, os autores tentam demonstrar na perspectiva dos alunos das
Instituições de Ensino Superior (IES) e utiliza como base as competências
identificadas no Projeto Tuning –
América Latina (BENEITONE et al., 2007) e nas diretrizes curriculares nacionais
dos cursos de Bacharelado em Administração (CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO,
2005). O texto contém 5 seções e aborda a trajetória do estudo descritivo e
quantitativo elaborado a partir de uma amostra não probabilística em 3 IES
mineiras, o que limita muito o resultado geral da pesquisa, onde não foi
levando em consideração fatores demográficos, econômicos e sociais, visto que o
Brasil é um país continental e de grande diversidade, foi aplicado um
questionário contendo as competências identificadas no Projeto Tuning, sendo mensuradas por meio de
escalas tipo likert, ao meu
entendimento essa foi a melhor maneira de se parametrizar os dados mesmo que
alguns autores a critiquem pois permite apenas ordenação dos indivíduos por
meio da favorabilidade de sua atitude com relação a determinado objeto, mas não
revelam uma base para se dizer quanto um indivíduo é mais favorável que outro,
nem para medir a quantidade de mudança de certa experiência (SELLTIZ et al.,
1975; SANCHES; MEIRELES; SORDI, 2011). Acho também que a escala escolhida por
eles foi muito ampla, 0 (não desenvolvidas) a 10 (fortemente desenvolvidas), o
que favoreceu os dados mais centrais.
A parte
principal do estudo é seção de resultados e discussões, nessa seção os autores
fazem uma fundamentada análise dos resultados encontrados, com justificativas
estatísticas e embasamento dos dados apresentados, a conclusão se deu pela
força do grupo das competências de gestão, os autores demonstram também sua
preocupação com o baixo resultado das competências tecnológicas.
Os
autores concluem que as competências de formação dos alunos de administração
não tem acompanhado as exigências evidenciadas na literatura, eles citam
BEFEITONE et al., 2007 e PAES DE PAULA, 2001, o que corrobora também com Moreira et al. (2014), que afirma que
devido a competitividade, o mercado requer o perfil de um administrador com uma
visão generalista de conhecimentos, nas várias áreas da Administração como
contabilidade, direito, economia, gestão ambiental, dentre outras. Além disso,
o administrador moderno deve aprimorar suas habilidades por meio de atividades
variadas para que construa um perfil considerado adequado para o mercado.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BENEITONE, P.; ESQUETINI, C.;
GONZÁLEZ, J.; MALETÁ, M. M.; SIUFI, G.; WAGENAAR, R. Reflections on and outlook for Higher Education in Latin America.
Bilbao: Universidad de Deusto, 2007.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Resolução nº 4, de 13 de Julho de 2005. Institui as Diretrizes Curriculares
Nacionais do Curso de Graduação em Administração, bacharelado, e dá outras
providências. Diário Oficial da União,
Brasília, DF, 14 jul. 2005.
MOREIRA, F. M.; Queiroz, T. R.;
MACINI, N.; CAMPEÃO, G. H. Os alunos de administração estão em sintonia com o
mercado de trabalho?. Avaliação: Revista
da Avaliação da Educação Superior, 19(1), 61-88, 2014.
SANCHES, C.; MEIRELES, M.; SORDI, J.
O. de. Análise qualitativa por meio da lógica paraconsciente: Método de
interpretação e síntese de informação obtida por escalas Likert. In: Anais do III Encontro de Ensino e Pesquisa
em Administração e Contabilidade. João Pessoa: 2011.
SELLTIZ, C.; JAHODA, M.; DEUTSCH, M.;
COOK, S. W. Métodos de pesquisa nas
relações sociais. São Paulo: EPU, 1975.